Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Halloween (nostálgico!) = Livro + Filme

Halloween 31 de outubro de 2011 Aline T.K.M. 13 comentários

Post de Halloween um tanto quanto em cima da hora! Antes tarde do que nunca!

Especialmente para quem pretende passar a noite deste 31 de outubro em casa (até porque, no Brasil, a gente não tem o costume de festejar esta data realmente), aqui vai uma sugestão para transformar a noite de Halloween em sessão nostalgia. Não sei vocês, mas eu adooooro um bom momento de "volta à infância”.

Alguém se lembra do filme Convenção das Bruxas? Clássico, né!!! Mas talvez alguns de vocês não saibam que se trata de uma adaptação de um livro de Roald Dahl. Intitulado As Bruxas (exatamente como o título original do filme, The Witches), o livro foi originalmente publicado em 1983. Já o filme data de 1990 e traz um elenco memorável (Anjelica Houston, Rowan Atkinson).

O filme conta a história de Luke, um menino de 10 anos, que vai à Inglaterra com sua avó. Ao chegarem ao hotel, descobre que uma estranha convenção acontece por ali. Tendo ouvido da avó histórias e alertas contra as bruxas (que são difíceis de serem reconhecidas, já que se passam por pessoas normais), o garoto logo percebe que se trata de um encontro de bruxas, no qual elas traçam planos para transformar todas as crianças do mundo em ratos. O pequeno Luke acaba sendo descoberto em uma das reuniões, se torna vítima e acaba sendo transformado em rato junto com mais um menino chamado Bruno. Mesmo nesta condição, o garoto resolve impedir que este plano diabólico seja colocado em prática...

O filme é realmente especial, e o Halloween é um ótimo pretexto para vê-lo de novo! Para as gerações mais recentes que nunca o viram, recomendo fortemente (afinal, o universo infantil da geração dos 20 e poucos anos era muito mais legal! =P ). E, se a curiosidade falar alto, por que não ir atrás do livro também?!

Deem uma olhada na primeira parte do filme (dublado e com o logo do SBT no cantinho... sessão nostalgia mesmo!)...



“Bruxas de verdade se vestem com roupas comuns e parecem ser mulheres comuns. Elas vivem em casas comuns e têm empregos comuns. Todo país do mundo tem bruxas, e há uma que lidera: a chefe das bruxas de cada país. E quem governa todas elas é a pior mulher da Criação, a rainha das bruxas em pessoa.”

LIVRO: As Bruxas (de Roald Dahl, Ed. Martins Fontes)
FILME: Convenção das Bruxas (The Witches, de Nicolas Roeg, Reino Unido/EUA, 1990)

Lançamento: O Dono da Lua, de Ronize Aline

Escrita Fina Edições 24 de outubro de 2011 Aline T.K.M. 5 comentários

Quem aqui já passou dos 20 mas ainda para na livraria para espiar algum livro infantil? Eu! Quem ainda se encanta com ilustrações e detalhes lúdicos dos livrinhos para os pequenos? Euuu!

Não tem nada mais gostoso que aquele sentimentozinho nostálgico que experimentamos ao nos depararmos com algo que remeta à infância. Pode ser um filme, um brinquedo, um livro... E não posso esconder que fiquei encantadinha com o lançamento do livro infantil O Dono da Lua, da escritora carioca Ronize Aline. O livro tem lançamento previsto para novembro pela Escrita Fina Edições, mas desde já a autora vem fazendo campanhas recheadas de novidades, brincadeiras e promoções nas mídias sociais.

Confiram o vídeo do livro:



O Dono da Lua tem um blog (destaque especial para os posts acerca das ilustrações do livro) e está no Facebook também.

E para quem tem criança na família (infelizmente não é o meu caso...), o livro pode ser uma excelente opção para o Natal.

SORTEIO: O Voo da Estirpe, de Adriana Vargas Aguiar - ENCERRADO

Sorteios e concursos 18 de outubro de 2011 Aline T.K.M. 5 comentários

PARTICIPAÇÕES ENCERRADAS

O post de hoje tem... SORTEIO!! Em parceria com a autora Adriana Vargas Aguiar e o Clube dos Novos Autores, sortearei 1 exemplar do livro O Voo da Estirpe. Para ler o review do livro, clique AQUI!

O Voo da Estirpe nos traz uma singular história de amor. Klaus e Clarice se veem perante um grande obstáculo: ele possui uma doença em fase terminal. Em uma grande jornada de autoconhecimento, aprendizado e libertação, os personagens nos envolvem em um enredo bastante tocante.

Para participar do sorteio, basta seguir as regras abaixo:

REGRAS

1 – Seguir este blog.
Para seguir, procure a caixinha abaixo no menu lateral do blog e clique em “Seguir”.
*não precisa ter blog para seguir, basta ter uma conta em qualquer um destes sites: Google/Twitter/Yahoo

2 – Ter um endereço de entrega no Brasil.

3 – Preencher o formulário no fim do post.

PARTICIPAÇÕES ENCERRADAS

Seguiu todos os passos acima? Então você já está participando!
Confira abaixo como ter mais chances de ganhar!


CHANCES EXTRAS
Preencha o formulário +1 vez a cada item cumprido:

- Divulgar o sorteio no Twitter com a frase abaixo:
#SORTEIO Não perca a chance de ganhar o livro O Voo da Estirpe e se emocionar com uma nova obra da literatura nacional. http://tinyurl.com/6z4c7ze

- Seguir @Aline_Tiemi e @PoetisaSph no Twitter
* preencha o formulário 1 vez para cada perfil seguido

- Seguir o blog Clube dos Novos Autores.

- Divulgar no Facebook o link do sorteio:
http://escrevendoloucamente.blogspot.com/2011/10/sorteio-o-voo-da-estirpe-de-adriana.html

- Divulgar o banner do sorteio no seu blog:

Sorteio: O Voo da Estirpe” style=



IMPORTANTE:
- Serão aceitas participações até 22/11/2011.
- O resultado do sorteio será publicado aqui no blog até o dia 25/11/2011.
- O sorteio valerá 1 exemplar do livro O Voo da Estirpe, de Adriana Vargas Aguiar, a ser enviado pela autora diretamente ao sorteado.
- Enviarei um e-mail ao vencedor(a), que deverá ser respondido em até 3 dias. Não havendo resposta dentro do prazo, será realizado um novo sorteio.
- O sorteio será realizado através do site Random.org

O Voo da Estirpe [Adriana Vargas Aguiar]

Adriana Vargas Aguiar 10 de outubro de 2011 Aline T.K.M. 10 comentários

Uma história de amor que ultrapassa barreiras. Clarice vive seus dias sem realmente se dar conta de que está viva, sem aproveitar cada instante e cada sopro de vida em seus poros. Até conhecer Klaus, portador de uma doença terminal. O amor é inevitável e vem acompanhado do medo da perda. Através de Klaus, Clarice descobre o que significa viver e, a partir de então, liberta-se de antigos padrões para finalmente encontrar-se com ela mesma, em um importante ciclo de autoconhecimento.

O Voo da Estirpe – primeiro livro da trilogia de mesmo nome – traz uma leitura rica em conteúdo. Repleto de sentimento, o enredo emociona e incentiva a reflexão. Diria até que é praticamente impossível ler o livro e não ser tocada(o )por ele em nenhum momento.

Clarice, a personagem central, nos narra em primeira pessoa toda a transformação pela qual sua vida é submetida. E essa característica da narração é, a meu ver, mesmo fundamental para que a história tenha certo tom pessoal, aspecto que envolve o leitor como se este recebesse confidências com o coração aberto.

Ainda mais que os acontecimentos em si, o que realmente cativa o leitor são os personagens, Clarice e Klaus, tão humanos em suas qualidades e defeitos, erros e acertos. Inclusive arrisco dizer que todo mundo tem um pouco de Clarice em si. Através da jornada ao encontro de sua essência como ser humano, somos levados a olhar para o interior de nós mesmos e, nem que seja por um instante, passamos a ver a vida portando outras lentes. Já Klaus, por sua vez, lida com sua condição de maneira admirável – chega a ser meio surreal, confesso, mas ainda assim, carrega grandiosa beleza em seus atos.

Durante a leitura, alguns aspectos da narrativa me incomodaram um pouquinho (em relação à pontuação, no geral), mas friso que se trata de uma opinião realmente pessoal. No mais, a leitura flui com naturalidade, sendo bem possível devorar o livro em poucas horas.

Para finalizar, O Voo da Estirpe nos brinda com uma leitura que nos torna incapazes de encarar com indiferença. O livro é tocante e acredito que, após lê-lo, ninguém sairá ileso.

Título / Título original: O Voo da Estirpe
Autor(a): Adriana Vargas Aguiar
Editora: Modo
Edição: 2012
Ano da obra: 2011
Páginas: 244

Bonequinha de Luxo [Truman Capote]

Companhia das Letras 4 de outubro de 2011 Aline T.K.M. 6 comentários

É difícil falar deste livro sem evocar o tão célebre filme de mesmo título (originalmente, Breakfast at Tiffany’s, dirigido por Blake Edwards, 1961), que mostra uma imagem imortalizada de Audrey Hepburn.

A história gira em torno de Holly Golightly, garota vinda do interior para tentar a sorte em Nova York. Encantadoramente fora do convencional em seus hábitos, sua malícia “espevitada” e espontaneidade atraem os mais diversos tipos, em especial o escritor Paul Varjak (a quem ela chama de Fred).
O livro traz também 3 contos do autor: A casa das flores, O violão de diamantes, e Uma recordação de Natal.

Bonequinha de Luxo garante uma leitura muito prazerosa e fluida. É o tipo de livro que mantém o leitor envolvido por horas a fio. Uma pitada de humor, outra de sarcasmo, e mesmo uma pincelada de drama não óbvio, são ingredientes que se mesclam e tornam o livro mesmo especial aos olhos de quem o lê.

Holly é uma personagem única (e indissociável de Audrey Hepburn – quem viu o filme não dará outra cara a Holly que não seja a de Audrey) e naturalmente hilária em seus modos. Aliás, todos os personagens têm algo que os torna um pouco cômicos, mesmo que seja apenas em alguns momentos. Holly traz consigo a imagem da mulher, de certa forma, à frente de seu tempo, tentando sobreviver na realidade hostil de Nova York. Garota de programa, ela utiliza seus relacionamentos de forma a levar a vida como pode.

Capa atual, da
Companhia das Letras
Entre as cenas do filme que encontrei descritas no livro, destaco a parte em que Holly e Paul (ou Fred, como preferirem!) roubam máscaras de uma loja. Porém, adianto que o livro não é idêntico ao filme e, já que a comparação é inevitável, aproveito para dizer: o livro é ótimo, mas o filme me encantou mais – e o principal motivo é, sem dúvidas, Audrey Hepburn (ok, deu para perceber que eu a admiro, mas quem viu este ou outros filmes dela há de concordar comigo que ela é única). Recomendo fortemente o livro, principalmente aos fãs do filme. Aos que se interessarem pela leitura e que não conhecem o filme, leiam o livro e assistam ao filme depois; garanto que não se arrependerão!

Bonequinha de Luxo foi o primeiro livro que li do autor Truman Capote, e foi suficiente para atiçar ainda mais minha curiosidade em relação a seus outros livros.
Quanto aos 3 outros contos presentes no livro, todos trazem personagens bem peculiares, o que me agradou bastante. Uma recordação de Natal merece destaque pela singeleza; uma história delicada e bela.

Para terminar, a edição que li é de 1988, da L&PM. A edição mais atual é da Companhia das Letras, e acredito que inclua os 3 contos também. Sobre a capa, gosto de ambas, mas essa carinha meio retrô – com um toquezinho kitsch até – da antiga me faz preferi-la!

Título: Bonequinha de Luxo
Título original: Breakfast at Tiffany’s
Autor(a): Truman Capote
Editora: L&PM
Edição: 1987-1988
Ano da obra: 1958
Onde comprar: Saraiva (e-book) | Livraria Cultura (e-book) | Amazon (edição Kindle)

Vi na Livraria: Sapatos de Arrasar, de Laura Levine

Arx 1 de outubro de 2011 Aline T.K.M. 5 comentários


SAPATOS DE ARRASAR, de Laura Levine, editora Arx
SINOPSE: Quando abraçou a oportunidade de escrever anúncios para uma sofisticadíssima loja de roupas de Los Angeles, Jaine Austen não poderia imaginar que acabaria envolvida em uma história de assassinato. Por artimanhas do destino, é ela quem encontra o corpo de Frenchie, a nova diretora, com o salto finíssimo do sapato de grife enfiado no pescoço. A polícia suspeita de uma jovem vendedora da loja. Convencida de sua inocência, Jaine decide ajudá-la, atuando como detetive particular. Uma tarefa difícil. Em primeiro lugar, pelo excesso de suspeitos - Frenchie, ambiciosa e voraz, colecionava amantes e inimigos. Em segundo lugar, porque o mundo fashion é uma incógnita para a desajeitada e gorducha Jaine - que para solucionar o mistério e salvar a própria vida conta apenas com o apoio emocional de sua gata Prozac e de algumas guloseimas nada diet.


Parceiros