Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Escola de Mulheres [Molière]

À la française 27 de fevereiro de 2012 Aline T.K.M. 6 comentários

Publicado originalmente em 1662, Escola de Mulheres é uma comédia teatral que figura entre os grandes clássicos da literatura.

Em tom satírico, o enredo se passa em pleno séc. XVII; casamento e adultério caminham juntos, e é de conhecimento geral que toda união vem acompanhada de um par de chifres, fato considerado mesmo inevitável e é tratado com certa complacência por parte dos maridos. Arnolfo sabe e comenta sobre seus conhecidos chifrudos, porém teme enormemente chegar um dia a sê-lo – mais que temer, ele não aceita de forma alguma que possa vir a ser traído por uma futura esposa. Então, criou uma jovem desde seus 4 anos de idade em um convento, para torná-la sua esposa. Arnolfo providenciou que a jovem Inês não recebesse educação adequada, fazendo-a idiota, estúpida e extremamente ingênua. Na visão de Arnolfo, é a mulher perfeita para se ter como esposa (já que acredita que as mulheres espirituosas e cultas utilizam-se de sua inteligência para bolar artimanhas para enganar os maridos). Porém o destino lhe prega uma boa peça: Inês e Horácio (filho de um amigo de Arnolfo) se apaixonam perdidamente e Arnolfo acompanha de perto o desenrolar do romance, pois, sem desconfiar de nada, Horácio o faz seu confidente.

Apesar de ter grande interesse em clássicos, as peças teatrais não estão entre minhas leituras preferidas. Li Escola de Mulheres sem grandes expectativas, mas para minha surpresa, a obra me agradou muito e manteve minha atenção do início ao fim. Achei-a divertidíssima, há momentos que são bem capazes de arrancar risadas dos leitores!

O livro traz linguagem simplificada e a leitura é gostosa de ser feita, fluindo rapidamente. Acho legal comentar que, a meu ver, a leitura fácil (e muito prazerosa) deve-se à excelente tradução de Millôr Fernandes. O texto é leve sem perder o espírito do tema tratado e a ironia que o cerca. (Dei uma espiadinha na versão original em francês: o texto é todo em verso e apresenta linguagem antiga – características próprias da época em que foi concebida a obra. Existe também uma outra tradução por Jenny Klabin Segall, que preserva tais características).

Os personagens – assim como as situações – são hilários, em especial o próprio Arnolfo, e também seus criados. A obra é uma sátira (bastante verossímil) e é muito interessante de ser discutida: o tema, mesmo depois de séculos, continua sendo bastante atual (diria que é o tipo de tema atemporal). É engraçado perceber como a ingenuidade de Inês, que deveria evitar o adultério, veio justamente a propiciar tal situação, uma vez que a moça agia puramente por instinto e nada via de errado em ver um rapaz pelo qual nutria paixão – ainda que estivesse destinada a se casar com Arnolfo.

É válido notar como, apesar da fúria e desgosto de Arnolfo, em certos momentos Inês consegue dele atitudes que revelam amor/afeto e disposição em satisfazê-la – lembrando que tudo acontece numa época em que era imposta a total submissão das mulheres, sendo sempre bem clara sua inferioridade em relação ao homem/marido. É, as mulheres sempre tiveram um jeitinho (proposital ou não) de "dobrar" os homens! =P

Bom, no fim das contas, a mensagem principal deste review é simplesmente: ler clássicos pode ser bem divertido! Além disso, Escola de Mulheres está longe de ser o tipo de leitura enfadonha que nos vem à mente (muitas vezes de forma automática) ao ouvirmos falar de obras muito antigas. Segunda mensagem do review, mas não menos importante: vale a pena dar uma chance para aquele gênero literário que não gostamos tanto assim. Como eu mencionei antes, não curto tanto o gênero dramático (teatro), e esta leitura foi uma agradável surpresa – que, inclusive, me deixou curiosa para descobrir outras obras de Molière.

Curiosidade: Escola de Mulheres foi um escândalo na época de sua concepção, e gerou muitas críticas. Em resposta, Molière escreveu nova peça chamada Crítica da Escola de Mulheres (La Critique de l’École des Femmes).

Sobre o autor: Jean-Baptiste Poquelin (mais conhecido como Molière), considerado um dos mestres da comédia satírica, marcou a dramaturgia francesa por suas críticas aos costumes da época. Com fina ironia penetrou profundamente nos sentimentos da alma e expôs as imperfeições inerentes à natureza humana, a sociedade e seus valores. Assim, em meio a situações cômicas e/ou irônicas emergem a pretensão, a arrogância, a soberba, a mesquinhez, a ostentação, o ciúme, demonstrados com sarcasmo cultivado. Com suas comédias de costumes satirizou a França de Luís XIV, os abusos da corte e a mediocridade da sociedade.

Título: Escola de Mulheres
Título original: L’École des Femmes
Autor(a): Molière
Editora: Paz e Terra
Edição: 1996
Ano da obra: 1662
Páginas: 130

PROMOÇÃO: 1 Feliz 2 1000 e 12

Sorteios e concursos 22 de fevereiro de 2012 Aline T.K.M. 38 comentários

1 Feliz 2 1000 e 12: mais uma promo bem legal do autor Maurício Gomyde para continuar o ano com o pé direito!

Muito fácil de participar e são muitos prêmios:
1 Kindle Touch
2 livros do autor: O Mundo de Vidro + Ainda Não Te Disse Nada
1000 e-books (de domínio público)
12 livros* (veja a relação dos livros no fim do post)

REGRAS
1 – Seguir este blog.
*não precisa ter blog para seguir, basta ter uma conta em qualquer um destes sites: Google/Twitter/Yahoo

2 – Curtir a página do Maurício Gomyde no Facebook.


3 – Curtir o banner da promoção AQUI, deixando o seguinte comentário “Eu curto o blog Escrevendo Loucamente”.

4 – Comentar neste post: “1 Feliz 2 1000 e 12”.

Atenção: para a participação ser validada, são obrigatórios os dois comentários: aqui no post E no banner no Facebook.
O sorteio será realizado no dia 18/03 em www.mauriciogomyde.com

Chance extra: compartilhando o banner da promoção no Facebook, você garante +10 chances de ganhar!
Além disso, você pode participar em todos os 170 blogs parceiros! Veja a lista de todos eles aqui.


*Os 12 livros que fazem parte do prêmio:
Questões do Coração – Emily Giffin
O Diário de Suzana para Nicolas – James Patterson
Julieta Imortal – Stacey Jay
Um Dia – David Nicholls
Um Amor para Recordar – Nicholas Sparks
A Hospedeira – Stephenie Meyer
Anna e o Beijo Francês – Stephanie Perkins
Um Homem de Sorte – Nicholas Sparks
Ame o que é seu – Emily Giffin
A Mulher do Viajante no Tempo – Audrey Niffenegger
Pequena Abelha – Chris Cleave
Morte e Vida de Charlie St.Cloud – Ben Sherwood


IMPORTANTE:
- O sorteio será realizado por Maurício Gomyde no dia 18/03, no site do autor (www.mauriciogomyde.com), sendo o envio dos prêmios também de sua responsabilidade.

PROMOÇÃO: 2 kits, 1 ganhador - Beijada por um Anjo

Sorteios e concursos 16 de fevereiro de 2012 Aline T.K.M. 18 comentários



PARTICIPAÇÕES ENCERRADAS
Continuando com as comemorações dos 2 anos do Escrevendo Loucamente, tem mais promoção para vocês!! E já adianto que a promoção desta vez será mais simplificada: menos chances extras, formulário mais rápido e prático de preencher.

Em parceria com a Novo Conceito, sortearei 2 kits*: Beijada por um Anjo 4 (Destinos Cruzados) e Beijada por um Anjo 5 (Revelações). E será 1 só ganhador que levará este presente para casa!
*Cada kit contém: um exemplar do livro e uma almofada plástica inflável.



BEIJADA POR UM ANJO 4 – DESTINOS CRUZADOS
Um ano se passou desde que Tristan, namorado de Ivy, morreu. Depois disso, ambos seguiram em frente, Tristan para o outro lado da vida e Ivy para o adorável Will. Mas, então, um acidente de carro põe fim à vida de Ivy.
Em meio ao percurso para outra dimensão, Tristan a faz retornar à vida com um beijo apaixonado.
Ivy acorda no hospital, cercada por Will e sua família, mas tudo o que ela consegue pensar é no amor que perdeu. E dessa vez ela não tem certeza de que o amor poderá salvá-la.


BEIJADA POR UM ANJO 5 - REVELAÇÕES
Depois que Ivy descobre que Tristan está no corpo do assassino Luke, a vida deles toma um outro rumo. Tristan se esconde da polícia e Ivy não sabe onde localizá-lo. Para piorar as coisas, Beth está cada vez mais distante e estranha, e só Ivy sabe o que realmente está acontecendo com ela.
Ao descobrir o paradeiro de Tristan, Ivy não se contém e corre para ele, apesar do risco de ver seu amor descoberto. Para conquistar sua liberdade, Tristan, com a ajuda da namorada, tentará descobrir em que encrenca se meteu o garoto que lhe empresta o corpo. E, na busca de evidências, Tristan e Ivy percebem que existem mistérios sobre os quais eles não têm controle e que podem levá-los por um caminho sem volta. Além disso, a interferência de Tristan sobre o destino de Ivy deverá ser punida duramente. Pode ser que um deles não viva por muito mais tempo.

REGRAS
1 – Seguir este blog.
*não precisa ter blog para seguir, basta ter uma conta em qualquer um destes sites: Google/Twitter/Yahoo

2 – Ter um endereço de entrega no Brasil.

3 – Deixar um comentário qualquer neste post, validando a participação.

4 – Preencher o FORMULÁRIO até o dia 25/03. (você pode visualizá-lo também ao final do post)
PARTICIPAÇÕES ENCERRADAS


CHANCES EXTRAS

Preencha novamente o formulário de acordo com as participações extras.
Curtir o blog Escrevendo Loucamente e a editora Novo Conceito no Facebook:
ATENÇÃO: tem que curtir os 2 para validar a chance extra.
*preencha +1 formulário
Escrevendo Loucamente:

Editora Novo Conceito:



Divulgar o banner da promoção em seu blog:
*preencha +1 formulário




PARTICIPAÇÕES ENCERRADAS



IMPORTANTE:
- Serão aceitas participações até 25/03/2012.
- O resultado do sorteio será publicado aqui no blog até o dia 31/03/2012.
- O sorteio valerá 2 kits (Beijada por um Anjo 4 e Beijada por um Anjo 5), a serem enviados pelo blog diretamente ao sorteado.
- Enviarei um e-mail ao vencedor(a), que deverá ser respondido em até 3 dias. Não havendo resposta dentro do prazo, será realizado um novo sorteio.
- O sorteio será realizado através do site Random.org

5 motivos para ler Gabriel García Márquez

5 motivos para ler 14 de fevereiro de 2012 Aline T.K.M. 13 comentários

O autor escolhido para este “5 motivos” é ninguém menos que Gabriel García Márquez, ou simplesmente Gabo! Meu autor preferido, poderia transformar o post de 5 para 1000 motivos, mas calma!, não farei isso. =P

Gabriel García Márquez (1928-2014) nasceu em Aracataca, Colômbia. Jornalista, editor, ativista político e militante de causas sociais, Gabo iniciou sua carreira literária com a publicação de contos. Seu maior sucesso, Cem Anos de Solidão, já foi traduzido em 35 idiomas e teve venda calculada em mais de 30 milhões de exemplares.

1. García Márquez foi o criador do realismo mágico na literatura latino-americana. Aqui, grosso modo, o irreal e o absurdo nos são apresentados como algo comum e até mesmo corriqueiro, mas que nem por isso deixa de abordar grandes temas sociais. O realismo mágico – ou realismo fantástico – desenvolveu-se na América Latina de tal forma que possui relação estreita com a ideia de identidade na literatura latino-americana.

2. Em 1982 (há exatos 30 anos), o autor recebeu o Prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra. Recebeu também o Prêmio Esso de Literatura Colombiana, foi declarado “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Colúmbia (Nova Iorque), além de ter recebido a condecoração “Légion d’Honneur” do governo francês, entre outros prêmios.

3. Ele escreveu Cem Anos de Solidão, e este já seria um motivo mais que suficiente. A obra é de 1967 e é considerada um marco na literatura latino-americana, tendo sido pioneira no estilo que ficou conhecido como realismo mágico. O enredo narra a história da família Buendía durante gerações, em uma aldeia fictícia chamada Macondo. Aliás, em 2012 celebra-se o 45º aniversário da publicação da obra.

4. Algumas de suas obras foram – muito bem – adaptadas para o cinema, tais como Do Amor e Outros Demônios (dirigido por Hida Hidalgo, 2009) e O Amor nos Tempos do Cólera (dirigido por Mike Newell, 2007), este último conta com a participação de Fernanda Montenegro.

5. García Márquez confessa que foi bastante inspirado e influenciado, no início de sua carreira, pela obra A Metamorfose, de Franz Kafka.

PRINCIPAIS OBRAS:
Ninguém Escreve ao Coronel (1961)
Cem Anos de Solidão (1967)
Crônica de uma Morte Anunciada (1981)
O Amor nos Tempos do Cólera (1985)
Do Amor e Outros Demônios (1994)
Memória de Minhas Putas Tristes (2004)
Viver para Contar (2002) – primeiro volume de sua autobiografia

Resposta Certa [David Nicholls]

Anos 80 10 de fevereiro de 2012 Aline T.K.M. 7 comentários

Primeiramente, aviso que li a edição portuguesa do livro, intitulada Uma Questão de Atração. Este foi o primeiro livro do David Nicholls, mas começou a ganhar a atenção das editoras estrangeiras somente após o sucesso estrondoso de Um Dia. Ele ainda não foi lançado no Brasil, porém vi que ele está entre os lançamentos de 2012 da Intrínseca. Atualizando: ele já foi lançado no Brasil e aproveitei para atualizar o post com a capa e o título brasileiros.

Década de 80. Brian Jackson é o típico nerd, além de ser fã de Kate Bush e de gostar de jogar Scrabble. Ao ingressar na universidade, em meio a todas as mudanças que isso acarreta em sua vida, ele se depara com a possibilidade de participar do Desafio Universitário*, um famoso concurso de TV (uma espécie de disputa entre universidades, em que seus alunos mais brilhantes devem responder a questões dos mais variados tipos). Mas não é só isso. Brian apaixona-se por Alice Harbinson, aspirante a atriz e bastante disputada entre os garotos da faculdade. Apesar dos obstáculos, Brian tentará de tudo para conquistá-la.

*University Challenge, concurso televisivo muito célebre na Inglaterra nos anos 80.

Como prometem os testemunhos na capa e contracapa portuguesas, o livro é realmente hilário e difícil de largar antes de chegar ao fim. E isto se deve, em minha opinião, não somente ao enredo em si, mas aos personagens. Estes são realmente peculiares!

Capa portuguesa
A narrativa é muito fluida, é o tipo de leitura em que a gente não vê as horas passarem enquanto lê. Repleto de situações cômicas, Resposta Certa pode até não ser um livro inesquecível, mas vai certamente divertir. Acredito que o fato de Nicholls escrever também para TV e cinema faz com que sua narrativa tenha ritmo e que seus personagens sejam naturalmente marcantes.

Não posso não falar do protagonista, Brian Jackson. Céus, acho que nunca me deparei com um personagem tão deslocado e desajeitado como ele! É o tipo de garoto que sempre mete os pés pelas mãos, que fala as coisas erradas nas horas mais erradas ainda. Enfim, vi nele uma enorme falta de senso de oportunidade. Inclusive, foram vários os momentos em que o personagem me fez sentir “vergonha alheia” – e este não é um sentimento tão frequente em mim, quando se trata de livros. Porém por vezes é possível compreender esse jeito do personagem. E adiciono que o achei até fofo em alguns momentos.
Garoto Nota 10 tem roteiro
do próprio David Nicholls
Quanto aos demais personagens, no geral são bem caracterizados (diria até caricatos, o que deixa tudo mais engraçado) e explorados na história. Merece destaque a personagem Rebecca Epstein, toda rebelde e politizada. Já Alice, bom, ela é a típica vadia, sem mais.

Detalhe interessante: no início de cada capítulo tem uma “pergunta e resposta” no estilo do que seria o Desafio. E o interessante é que, de alguma forma, essa pergunta tem qualquer relação com o respectivo capítulo.

A comparação com Um Dia é inevitável, até porque foi o primeiro livro do autor que a maioria (senão todo mundo) leu. E, claro, Um Dia é um livro e tanto. Resposta Certa não envolve tanto o leitor quanto Um Dia, mas também é uma ótima leitura. Sugiro não colocar altas expectativas, mas ainda assim recomendo fortemente o livro.

Curiosidade: existe um filme baseado no livro, cujo roteiro foi escrito pelo próprio David Nicholls. O filme, de 2006, leva o mesmo título do livro (no Brasil chama-se Garoto Nota 10) e a direção é de Tom Vaughan.

Título: Resposta Certa
Título original: Starter for Ten
Autor(a): David Nicholls
Editora: Intrínseca
Edição: 2012
Ano da obra: 2003
Páginas: 352

PROMOÇÃO: Anna e o Beijo Francês + marcadores da França

Sorteios e concursos 4 de fevereiro de 2012 Aline T.K.M. 19 comentários

PARTICIPAÇÕES ENCERRADAS

Hoje, o Escrevendo Loucamente completa 2 aninhos de vida! Êeeee!
E, por mais manjado que seja, vai ter presente para os leitores – que são, verdadeiramente, o principal motivo e combustível para o blog continuar na ativa.

Em parceria com a Novo Conceito, sortearei... um exemplar de Anna e o Beijo Francês (review aqui) + alguns marcadores diversos que consegui aqui na França!

Sei que muita gente já deve ter o livro, mas sempre tem alguém (ou alguéns) que tentou, tentou, tentou (e tentou), mas não conseguiu ganhá-lo em nenhuma outra promoção. Então, espero que participem muito! O livro é fofo e, com certeza, o sorteado ficará satisfeito!

REGRAS
1 – Seguir este blog.
*não precisa ter blog para seguir, basta ter uma conta em qualquer um destes sites: Google/Twitter/Yahoo

2 – Ter um endereço de entrega no Brasil.

3 – Preencher os três primeiros itens do FORMULÁRIO até o dia 15/03.
PARTICIPAÇÕES ENCERRADAS

CHANCES EXTRAS
Preencha novamente o formulário de acordo com as participações extras.
Curtir o blog Escrevendo Loucamente no Facebook:
*preencha +2 formulários!



Seguir @Aline_TKM
*preencha +1 formulário

Dar “+1” no botãozinho ali no menu ao lado quando estiver na homepage do blog.
*preencha +1 formulário

Divulgar a promoção no Twitter com a frase abaixo:
*preencha +1 formulário

#PROMOÇÃO Anna e o Beijo Francês + marcadores da França!! Participe no blog Escrevendo Loucamente: http://tinyurl.com/7f7cdxm
Atenção: máximo de 1 tweet por dia.

Divulgar no Facebook o link da promoção:
*preencha +1 formulário
http://escrevendoloucamente.blogspot.com/2012/02/promocao-anna-e-o-beijo-frances.html

Divulgar o banner da promoção em seu blog:
*preencha +1 formulário



PARTICIPAÇÕES ENCERRADAS


IMPORTANTE:
- Serão aceitas participações até 15/03/2012.
- O resultado do sorteio será publicado aqui no blog até o dia 20/03/2012.
- O sorteio valerá 1 exemplar do livro Anna e o Beijo Francês, a ser enviado pelo blog diretamente ao sorteado, além de alguns marcadores de temas diversos que consegui aqui na França.
- Enviarei um e-mail ao vencedor(a), que deverá ser respondido em até 3 dias. Não havendo resposta dentro do prazo, será realizado um novo sorteio.
- O sorteio será realizado através do site Random.org

Parceiros