Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Dia do Trabalho = Livro + Filme

À la française 29 de abril de 2012 Aline T.K.M. 4 comentários

1º de maio, Dia do Trabalho... Nada melhor que a duplinha livro + filme sobre uma profissão (e um universo), digamos, interessante. Explico melhor...

Apesar de ambos, livro e filme, não se tratarem de lançamentos (e nem é este o intuito dos posts “livro + filme”), achei bem válido mostrá-los aqui. Basicamente, foram dois os motivos pelos quais escolhi o livro $ 29,99 (cuja adaptação cinematográfica é intitulada 99 Francos) para este post:

1. Tenho muita vontade de ler e descobrir mais sobre o autor (nunca li nada dele) e sobre a literatura francesa contemporânea.
2. Sou formada em Publicidade e Propaganda, e a proposta – tanto do livro quanto do filme – me parece genial. A desconstrução da imagem de glamour da publicidade e os infortúnios pessoais do protagonista (que parecem regados com uma deliciosa dose de ironia) possivelmente rendem um pacote “diversão + reflexão” por umas boas horas.

E acrescento aí mais um motivo em relação ao filme:
3. Sou fã do cinema francês.

LIVRO: $ 29,99, de Frédéric Beigbeder, ed. Record.
Sinopse: Uma parábola sobre a propaganda, seus súditos e profissionais, entre eles o próprio autor*.

Octave é um publicitário famoso, com um salário invejável e capaz de atrair ainda mais dinheiro, mulheres e cocaína em quantidades suficientes para torná-lo uma espécie de super-homem.

Mas, na verdade, logo o leitor descobre que Octave está mais para morto do que vivo, é infeliz, insatisfeito e nem todo o aparente glamour de sua vida o impede de ser um eterno nostálgico, noite e dia suspirando pela mulher que o deixou.

*Frédéric Beigbeder trabalhou em algumas grandes agências de publicidade, a Young & Rubicam de Paris foi uma delas.
FILME: 99 FRANCOS (99 Francs, de Jan Kounen, França, 2007.)
Sinopse: O mundo da publicidade pode ser maravilhoso, mas também pode destruir. Octave é publicitário de uma agência famosa e tem acesso fácil a drogas, mulheres e dinheiro. A vida dele muda totalmente quando conhece Sophie, depois do fracasso de uma campanha que ele fez para uma empresa importante.

Uma sátira cômico-dramática do mundo publicitário.



O Homem Duplicado [José Saramago]

Companhia das Letras 25 de abril de 2012 Aline T.K.M. 5 comentários

"Diz-se que só odeia o outro quem a si mesmo se odiar, mas o pior de todos os ódios deve ser aquele que leva a não suportar a igualdade do outro, e provavelmente será ainda pior se essa igualdade vier a ser alguma vez absoluta."

Tertuliano Máximo Afonso, professor de História, descobre acidentalmente a existência de um sósia seu, o ator Daniel Santa-Clara, ao assistir a uma comédia banal indicada por um colega de trabalho. O professor, então, vê-se obcecado por descobrir quem é aquele homem idêntico a ele.

Com uma narrativa impecável que utiliza do suspense, chegando a emparelhar-se com um thriller, Saramago nos traz o homem contemporâneo e toda a rede intrincada de problemas de ordem psicológica e social que o acompanham. Durante o romance, assistimos à perturbação e à perda gradual da identidade de Tertuliano Máximo Afonso, que começa a ocorrer tão logo ele descobre a existência de seu duplicado. O que a princípio parece tratar-se apenas de uma simples curiosidade, transforma-se em uma perigosa sequência de ações que podem levar a resultados desastrosos.

O texto retrata um mundo degradado que abriga homens degradados, tal como vemos se prestarmos atenção a nossa volta. Aparências que não refletem a verdade, relacionamentos vazios, comunicação escassa, egoísmo, a mentira utilizada como abrigo. Tertuliano Máximo Afonso e Daniel Santa-Clara, idênticos na aparência (em cada sinal e cicatriz) e tão dissonantes no caráter, envolvem-se em um verdadeiro jogo a fim de provar um ao outro quem é “o duplicado” – papel recusado por ambos – e quem é o primeiro, o “original”. E, em tal jogo, o leitor se questionará sem pausa: será que existe mesmo um vencedor?

Melhor do que eu mesma me pôr a falar do protagonista, prefiro que o trecho abaixo o faça:
Tertuliano Máximo Afonso não pertence ao número dessas pessoas extraordinárias que são capazes de sorrir até quando estão sozinhas, o próprio dele inclina-se mais para o lado da melancolia, do ensimesmamento, de uma exagerada consciência da transitoriedade da vida, de uma incurável perplexidade perante os autênticos labirintos cretenses que são as relações humanas.

Em toda a narrativa, encontramos trechos recheados de significado e de uma verdade nem sempre explícita, o tipo de passagem que dá vontade de copiar para reler depois. As conversas de Tertuliano Máximo Afonso com o “senso comum” e as referências à mitologia enriquecem a história e, ao juntarmos aí a astúcia com que o enredo foi conduzido, o resultado só pode ser um livro surpreendente.

O título e o tema podem falsamente sugerir ao leitor alguma pitada de ficção científica. No entanto, não esperem encontrar algo do gênero na obra, que é totalmente centrada nas turbulências do homem e apresenta no tema um aspecto mais introspectivo, voltado à reflexão.

A partir de um final arrebatador, só nos resta colocar ao menos mais duas questões – e é inevitável não fazê-lo – acerca do nosso Tertuliano Máximo Afonso e também da vida real: e se, afinal, déssemos mais ouvidos ao senso comum? Até que ponto seria ele benéfico?

Em tempo: soube recentemente que haverá uma adaptação hollywoodiana do livro, intitulada An Enemy, protagonizada por Jake Gyllenhaal. O filme será dirigido por Denis Villeneuve, diretor de Incêndios. Considerando a primazia do livro de Saramago, An Enemy tem tudo ser colocado na lista dos must-see.

Título/Título original: O Homem Duplicado
Autor(a): José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Edição: 2002
Ano da obra: 2002
Páginas: 320
Onde comprar: Submarino (edição bolso) | Fnac (edição bolso) | Fnac | Livraria da Travessa | Livraria Cultura (e-book) | Amazon (edição Kindle)

Dia Mundial do Livro: promoção relâmpago! - ENCERRADA

Sorteios e concursos 23 de abril de 2012 Aline T.K.M. 6 comentários

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
Fonte: DGLB - Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas


E, para comemorar esta data, nada melhor que uma promoção relâmpago! Quem aí quer ganhar um kit do livro Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, da Novo Conceito?


Deem uma olhadinha no booktrailer:




Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela...

Para concorrer ao kit de Estilhaça-me, basta seguir as regrinhas do formulário Rafflecopter abaixo e twittar uma vez ao dia:

#DiaMundialdoLivro: quero ganhar Estilhaça-me (@Novo_Conceito) no blog Escrevendo Loucamente! http://tinyurl.com/cr7wsyf

Não se esqueçam de preencher o formulário a cada tweet!

a Rafflecopter giveaway

IMPORTANTE
- Serão aceitas participações até 03/05/2012.
- O resultado do sorteio será publicado aqui neste mesmo post.
- O kit será enviado pelo blog.
- Enviarei um e-mail ao vencedor, que deverá ser respondido em até 3 dias. Não havendo resposta dentro do prazo, será realizado um novo sorteio.
- O sorteio será realizado através do Rafflecopter.

Concurso cultural "O Espião"

Sorteios e concursos 21 de abril de 2012 Aline T.K.M. 7 comentários

Em parceria com a Novo Conceito, presentearei vocês com um superkit do livro O Espião, de Clive Cussler e Justin Scott. Só que, desta vez, será através de um concurso cultural!

Para participar, é simples:

1. Ter um endereço de entrega no Brasil

2. Seguir todas as regrinhas do formulário Rafflecopter abaixo, e responder:

O QUE VOCÊ DARIA TUDO PARA ESPIONAR? POR QUÊ?

A resposta mais criativa levará um kit do livro O Espião, contendo: caixa estilizada tipo arquivo confidencial, um exemplar do livro O Espião e um chaveiro com bússola.
Atenção: é obrigatório o cumprimento de todas as regras para que a participação seja válida!


a Rafflecopter giveaway
IMPORTANTE:
- Serão aceitas participações até 21/05/2012.
- O resultado será publicado aqui no blog até o dia 28/05/2012.
- É permitida apenas uma participação por pessoa.
- Todas as regras devem ser devidamente seguidas para que a participação seja válida.
- As respostas serão julgadas pelo blog, levando em conta a criatividade e o uso correto da língua portuguesa.
- O kit será enviado pelo blog diretamente ao vencedor.
- Enviarei um e-mail ao autor da resposta escolhida, que deverá ser respondido em até 3 dias. Não havendo resposta dentro do prazo, será escolhida uma nova frase.

Lançamento 03/05: Equinócios de Amor

Alcantis 16 de abril de 2012 Aline T.K.M. 5 comentários

Hoje vim trazer para vocês um release (mais fresquinho, impossível!) de um lançamento da Editora Alcantis. Trata-se de Equinócios de Amor, do qual participo com o conto "Rambla de Mar".

Confiram abaixo mais detalhes sobre o livro e sobre o lançamento, que será no dia 03 de maio!
(Apesar da empolgação, estou tão triste por não poder ir ao lançamento...)

SINOPSE:
Antologia que traz para o universo literário uma série de contos românticos inspirados no relacionamento humano romântico e apaixonado, produzidos por novos talentos da literatura nacional que demonstram, nesta linda obra, bastante personalidade com narrativas que encantam e emocionam o leitor. O livro reúne contos que abordam questões como relacionamentos proibidos, paixão arrebatadora, destinos cruzados, entrega incondicional, mas também traz contos que discorrem sobre as oportunidades perdidas e os desdobramentos de um amor que não foi correspondido.

“Observá-la pela primeira vez, para Alessandro, foi como olhar um arco-íris de tons pastel... Começou pelos cabelos, muito lisos, que caíam na altura do pescoço, sem tocar-lhe os ombros. Eram de um azul-turquesa a princípio duvidoso, porém deliciosamente excêntrico quando observado com calma.”

“Ao fechar a porta do carro, ainda encarando os castanhos melancólicos, a jovem suspirou em derrota. Durante meses ela desejou reencontrá-lo para dizer que fizera falta, que o admirava, que aprendera a vê-lo mais do que um amigo. No entanto, agora, suas palavras em nada resultariam.”

SOBRE A ANTOLOGIA:
Equinócios de Amor é a materialização de uma iniciativa que nasceu com uma proposta audaciosa, de exortar novos autores à criação de contos que permeassem a sensibilidade existente no relacionamento apaixonado entre duas pessoas, e que reuniu, após duas fases eliminatórias, considerando as regras de utilização da língua portuguesa e os seus aspectos técnicos, 14 encantadoras histórias criadas pelos autores eleitos:
Agatha - Alamanda - Alaor Rocha - Aline T.K.M. =P - Augustos Reis - Denise Smith - Francine Porfirio Ortiz - Maggie King - R. Artur Freire - Ren Deville - Ricardo Biazotto - Wellington S.O.

FICHA TÉCNICA:
Gênero: Contos/Crônicas
Editora: Alcantis/APED
Ano: 2012/1ª Edição
Nº de páginas: 144
ISBN: 978-85-98792-35-4
Preço: R$ 19,90

LANÇAMENTO:
Quando? 03/05/2012
Que horas? A partir das 17h
Onde? Livraria da Travessa - Rua Sete de Setembro, nº 54 - Centro - Rio de Janeiro, RJ

A Arte da Invisibilidade [Allan Pitz]

Allan Pitz 10 de abril de 2012 Aline T.K.M. 3 comentários

“A arte da invisibilidade visa condicionar o homem moderno ao intelectualismo de avanço real e lógico, natural, em acordo com sua época. E, ousadia das ousadias, visa trazer de volta o homem pensador, que vagaria pelas prisões hipnóticas sem se deter a nenhuma delas. Apenas isso.”

Em A Arte da Invisibilidade, um tema que não é de todo novo nos é trazido acompanhado de metáforas interessantes e um humor característico. Um punhado de teoria da conspiração, a sociedade como órgão manipulador e objeto manipulado, e a plena consciência de tudo isso são abordados no livro. A diferença fica por conta de uma roupagem mais “pop” e bem-humorada – o sarcasmo é bastante utilizado aqui – que faz o assunto parecer menos complexo e mais atraente, principalmente aos olhos dos leitores mais jovens. Deparamo-nos com a ideia da existência de uma “matrix” capaz de controlar a sociedade e decidir seus rumos – inclusive, o livro faz referência à filosofia que permeia o filme Matrix. Escapar desta espécie de “ilusão” à qual somos todos submetidos e alcançar, portanto, a invisibilidade, é a principal proposta do livro.

O texto se desenrola na forma de um verdadeiro monólogo – como já avisa o subtítulo –, um desabafo do autor para com quem o lê. Não associem, porém, a palavra “monólogo” a um significado próximo de “entediante”, pois isso não seria verdadeiro. A leitura se faz de forma fluida e o livro é supercurtinho (132 páginas), daqueles que a gente até consegue ler na pausa do cafezinho (forcei, mas até que nem tanto!). Uma característica interessante foi que o autor bolou uma série de termos metafóricos para ilustrar suas ideias. Um glossário pode ser encontrado ao fim do livro com breves explicações dos termos.

Além disso, outro aspecto legal é a inclusão de frases de pensadores/escritores/filósofos intercalando os capítulos. O autor fez algo semelhante em Estação Jugular, e eu considero tal artifício realmente interessante.

Apesar do humor presente e do tema que, por si só, já é bastante interessante, fiquei com a impressão de que o autor esbarrou um pouco na repetição de ideias, além do texto adotar notável tom pretensioso em certos momentos. Enquanto algumas ideias aparecem e reaparecem, outros conceitos foram abordados apenas superficialmente – o que é, no caso, totalmente compreensível, já que entendo que o objetivo não tenha sido conceber uma “enciclopédia” sobre o assunto. O livro representa ótimo convite à reflexão aberta e sincera e, para aqueles que se interessarem, um incentivo à descoberta de todo o lado filosófico, sociológico (e etc) contido no tema.

Acho válido mencionar que o último capítulo faz um apanhado geral das ideias e conceitos apresentados no livro – aliás, tais ideias poderiam ser relativamente bem compreendidas com a leitura do referido capítulo apenas. Este é um ponto positivo, já que sintetiza toda a informação e ideias expostas, colocando um “pequeno kit para reflexão” pronto nas mãos do leitor.

Achei que esta foi uma leitura bastante válida, apesar de certamente não estar entre as minhas favoritas – ainda que o tema me seja fascinante. Incluindo um último comentário, pessoalmente, não gostei da sinopse da contracapa: achei-a “marketeira” demais e não totalmente condizente com a obra. O trecho na orelha do livro me pareceu bem mais apropriado, mas é só uma opinião pessoal. ;-)

Título/Título original: A Arte da Invisibilidade
Autor(a): Allan Pitz
Editora: Dracaena
Edição: 2011
Ano da obra: 2011
Páginas: 132

PROMOÇÃO: Nesta Páscoa... Eu escolho meu kit! - ENCERRADA

Sorteios e concursos 4 de abril de 2012 Aline T.K.M. 29 comentários

Mais uma superpromoção em parceria com a Novo Conceito! (Desta vez, resolvi aderir ao Rafflecopter, parece bem mais prático!)

Serão 3 ganhadores que poderão escolher o kit que levarão para casa. E mais: os dois primeiros ganhadores ainda ganharão um kit de marcadores que consegui no Salon du Livre de Paris 2012!

PREMIAÇÃO:

1º sorteado: 1 kit dentre os propostos (Para Sempre, ou Um Mundo Brilhante, ou Presentes da Vida) + kit de marcadores do Salon du Livre de Paris

2º sorteado: 1 kit dentre os dois disponíveis após a escolha do primeiro sorteado + kit de marcadores do Salon du Livre de Paris

3° sorteado: o kit disponível após a escolha dos dois primeiros sorteados

Os sorteados poderão escolher um dos seguintes kits:
Clique sobre a imagem para ver a sinopse do livro no site da Novo Conceito.



a Rafflecopter giveaway
Para levar o banner para seu blog/site:



IMPORTANTE:
- Serão aceitas participações até 04/05/2012.
- O resultado do sorteio será publicado aqui no blog até o dia 09/05/2012.
- Os kits dos livros e os marcadores serão enviados pelo blog.
- Enviarei um e-mail aos vencedores(as), que deverá ser respondido em até 3 dias. Não havendo resposta dentro do prazo, será realizado um novo sorteio.
- O sorteio será realizado através do Rafflecopter.

Parceiros