Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Tag: "Leia Mais, Seja Mais"

Anne Frank 30 de novembro de 2012 Aline T.K.M. 5 comentários

Em quase 3 anos de blog, esta é a primeira vez que posto uma tag! Por indicação do blog Leitor Compartilhado, respondo a essa tag que visa promover a campanha de incentivo à leitura “Leia Mais, Seja Mais”, do Ministério da Cultura.
Confiram antes o vídeo da campanha:



Para a tag, é só responder às perguntas:


1. Você já leu algum livro que mudou a sua vida? Se sim qual/quais e por quê?
Difícil pensar em um só livro e citar assim. Vários foram muito significativos. Eis dois deles:
Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez – um dos livros que mais me marcaram na vida. Brilhantemente escrita, a história é sensível e genial ao mesmo tempo. Personagens inesquecíveis de uma Macondo que é, para mim, “cidade-eterna”. Não sei se outros leitores compartilham a mesma sensação (ou se eu sou ligeiramente estranha mesmo), mas a última frase do livro é quase mítica, daquelas que dá vontade de escrever na parede ou tatuar no corpo.
O Diário de Anne Frank, de Anne Frank, Otto H. Frank e Mirjam Pressler – além do diário em si, de tudo o que Anne viveu na época da perseguição aos judeus, esse livro me marcou porque creio que foi o primeiro (ou um dos primeiros) livros “mais maduros” que li. Eu era bem nova e foi triste tomar conhecimento do que aquela garota, também tão nova, viveu.


2. Recomende um livro, vídeo ou texto que você acha que influenciaria um conhecido a ler um livro!
Recomendarei um vídeo, uma animação meiga que inclusive já postei na página do blog no Facebook há uns meses.




3. Indique 10 blogs para responder esta tag:
Vou pular a indicação e deixo aberto a todos os blogueiros(as) que quiserem postar a tag.

PROMOÇÃO: Natal Apimentado!

Sorteios e concursos 26 de novembro de 2012 Aline T.K.M. 18 comentários

Com toda essa onda mais picante na literatura nos últimos tempos, eu me perguntei: “por que não algo mais apimentadinho, mais ousado, para o Natal?”.

Então... voilà uma promoção valendo os kits dos dois volumes da série apimentada da Novo Conceito!

Um Olhar de Amor
Por um Momento Apenas


Eu seeei que vocês estão contentinhas (e contentinhos)!!! (Essas carinhas de santa não me enganam, não!) Então bora participar por uma ceia de Natal com muita pimenta!

Serão os dois kits para um só ganhador:


 


Regrinhas obrigatórias:
1. Seguir o blog via Google Friend Connect.
2. Curtir a página do Livro Lab no Facebook.
3. Deixar um comentário neste post para validar a participação.
4.
Preencher o formulário Rafflecopter abaixo.

a Rafflecopter giveaway


IMPORTANTE:
- Serão aceitas participações até 10/12/2012.
- Todas as regras obrigatórias deverão ser cumpridas para que a participação seja válida.
- O resultado será publicado neste mesmo post.
- Logo da publicação do resultado, enviarei um e-mail ao sorteado(a), que deve ser respondido em até 3 dias. Não havendo resposta dentro do prazo, será feito um novo sorteio.

A trama do casamento [Jeffrey Eugenides]

Anos 80 23 de novembro de 2012 Aline T.K.M. 4 comentários

Início dos anos 80. Madeleine Hanna adora ler, está prestes a se graduar em Letras e sua monografia trata de romances de casamento estilo Jane Austen. Ironicamente, ela vive uma espécie de triângulo amoroso, dividindo-se entre um cara cheio de problemas e outro cheio de dúvidas (que é, ainda por cima, seu grande amigo). Mitchell Grammaticus imerge em questões existenciais. Leonard Bankhead luta com o mundo e, principalmente, consigo mesmo. Um retrato de uma geração desiludida e plena de incertezas no mundo pós-moderno.

Uma leitura que pode ser encarada através de múltiplos ângulos. O deslocamento dos romances de casamento, do amor romântico, para a contemporaneidade através do triângulo Mitchell-Madeleine-Leonard é um atrativo da trama. As diferenças são claras, mas, ao mesmo tempo, há mais semelhanças do que imaginamos. O amor devoto e idealizado da parte de Mitchell, o problemático e racional Leonard, Madeleine como a mocinha dividida (e não só no amor, aliás).

As aulas de semiótica frequentadas por Madeleine e Leonard Bankhead enriquecem o próprio tema do livro. Porém, no decorrer da história, essa parte toda centrada na trama de casamento acaba ficando dispersa, tornando-se coadjuvante. (Mais ou menos como se a narrativa fosse recheada de extensos parênteses.) Contudo, o livro não deixa de ser delicioso em momento algum.

Um olhar atento aos três personagens-chave revela jovens recém-formados com uma intensa busca em comum: a busca por si próprio, por uma identidade. Como parte essencial de tal busca, Maddy, Leonard e Mitchell testam seus limites. Até onde é possível – ou plausível – ir em nome do que se acredita? A superproteção parental, o amor platônico, a psicose maníaco-depressiva (a qual Leonard chama “a Doença”), as incertezas quanto ao papel da religião na própria vida... Os obstáculos enfrentados se mostram fundamentais na trajetória dos personagens.

LEIA PORQUE...
Cada personagem é trabalhado com maestria – especialmente Leonard Bankhead. Os questionamentos pessoais e profissionais do trio de personagens causam por vezes a sensação de nos encararmos no espelho.
Além de tudo, Jeffrey Eugenides é o autor do aclamado As virgens suicidas (que, aliás, morro de vontade de ler por ter gostado tanto da adaptação por Sofia Coppola).

DA EXPERIÊNCIA...
A trama do casamento foi uma leitura gostosa e que, ao mesmo tempo, fez pensar. Além de me dar uma enorme vontade de ler mais livros do autor – a narrativa do Eugenides me encantou. Mesmo a empolgação nas descrições mais aprofundadas da semiótica e das leveduras (isso mesmo, leveduras, biologia) me agradaram.

FEZ PENSAR EM...
Bandas oitentistas. A volta do Lollo, o chocolate fofinho da Nestlé (sério, tão nostálgico!). Como é bom explorar lugares desconhecidos – a mochilagem do Mitchell é bem legal!

Título: A trama do casamento
Título original: The marriage plot
Autor(a): Jeffrey Eugenides
Editora: Companhia das Letras
Edição: 2012
Ano da obra: 2011
Páginas: 440

Apresentando... Livro Lab

Blogando 21 de novembro de 2012 Aline T.K.M. 10 comentários


Eu sei! Enrolei com as mudancinhas. E meu plano inicial de ter algo bem básico e clean não vingou. Não adianta, acabo indo para o mesmo caminho! Hehehe.

Então, apresento para vocês a nova versão do Escrevendo Loucamente... LIVRO LAB. Tcharaaam! Gostaram? Espero que sim! =)

Novo endereço: livrolab.blogspot.com
Quem já tinha o Escrevendo Loucamente no blogroll, por favor, atualizem!!! E quem ainda não tem, adicionem o Livro Lab, vai?! ^^

Ah, importante: tive que criar outra página no Facebook para o blog (ele não deixou simplesmente trocar o nome da página). Então, quem quiser curtir a nova página será muito bem-vindo e ficarei mega feliz!

Sobre aquele negócio da literatura francesa, como vocês podem ver, ainda não coloquei nada no menu. Na verdade, penso em acrescentar links mais específicos no menu, um índice de autores,... Vou fazendo aos poucos. Meu objetivo não é tornar este o foco do blog, mas apenas facilitar o acesso daqueles que, como eu, adoram coisinhas de la France!
Já o conteúdo, pode ser (e eu quero) que surjam novas colunas com o tempo, aí vou introduzindo aos poucos (preciso planejar/pensar mais).

Então é isso! Espero meeeesmo que vocês tenham gostado, pelo menos um pouquinho hehe. E claro que estou aberta a sugestões, críticas e o que mais vocês quiserem falar!
Um beijo e até mais!

Parceiros