‘Simplesmente Acontece’: livro de Cecelia Ahern traz uma história de amor de encontros e desencontros | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘Simplesmente Acontece’: livro de Cecelia Ahern traz uma história de amor de encontros e desencontros

Cecelia Ahern 20 de dezembro de 2014 Aline T.K.M. 12 comentários

Simplesmente Acontece, de Cecelia Ahern

Apaixonar-se pelo melhor amigo tem futuro? Vale a pena arriscar? Da autora irlandesa Cecelia Ahern, Simplesmente Acontece (anteriormente publicado com o título Onde terminam os arco-íris) mostra que os sentimentos – e o destino – pregam inúmeras peças, mas dificilmente se enganam.

Rosie e Alex são os melhores amigos desde muito crianças. Viviam grudados durante todo o período escolar e também na adolescência, em Dublin. Tudo mudou de maneira repentina quando a família de Alex foi morar nos Estados Unidos. O tempo foi passando e a vida os levou por caminhos bem divergentes. Apesar de tudo, de todos os conflitos e dificuldades, a amizade continuou de pé, e mesmo um “algo mais”, uma paixão escondida até de si mesmos, que continuou a temperar a relação à distância entre a dupla. Será que eles perceberão a tempo a força desse sentimento que os une?

Antes de vir com esse papo de “detesto histórias de amor melosas”, saiba que existem as histórias de amor e as histórias de amor de Cecelia Ahern, que são coisas bem diferentes. Sem mais açúcar além do necessário, os livros da autora se destacam pela leveza e fluidez, tanto da narrativa como da própria trama. Não há qualquer exagero nem apelação sentimental; apenas uma excelente escritora contando uma história deliciosa e bem contemporânea.

Os personagens são, de longe, a melhor parte. Muito humanos – quase reais –, eles se divertem, têm sonhos e ambições, se desesperam, choram. A sensação é a de estar ouvindo as confissões de um amigo próximo. Isso porque a história toda (toda mesmo) é contada através de cartas. E também pequenos bilhetes, e-mails, cartões, convites de aniversário, SMS, chat, mensagens instantâneas, e tudo mais que possa ser escrito e enviado a alguém. Essa comunicação acontece não só entre os protagonistas, mas abarca todo o universo de pessoas que os envolve.

Além da eficácia de situar-nos no tempo e espaço, a estrutura epistolar é um bom artifício para conferir voz própria a cada um dos personagens, permitindo que acessemos o ponto de vista e os sentimentos genuínos de todos eles. E, claro, a narrativa neste caso fica muito mais dinâmica, abrindo espaço para a irreverência e o humor.

Simplesmente Acontece fala de amor, mas não é apenas uma história de amor. Os protagonistas são tratados de maneira global, aproximando o leitor de suas famílias, carreiras e ambições profissionais. Tudo isso perfeitamente encaixado no conflito principal.

Livro adorável – provavelmente o mais adorável que li em 2014 –, este aqui encanta pela simplicidade. Com linguagem bem informal, personagens que conquistam empatia e trama centrada na vida real, Cecelia Ahern consegue tocar o leitor em nível universal.

Simplesmente Acontece é um livro para quem ainda escreve cartas (ou troca e-mails imensos), para quem sente saudades, para quem tem uma paixão antiga ou, tão somente, para quem tem um grande amigo. Um livro sobre encontros e desencontros, que constata não só a passagem veloz do tempo, mas a importância de aproveitá-lo intensamente. E mostra que, se o que está em jogo é a felicidade, sempre vale a pena arriscar.

LEIA PORQUE

É aquele livro fofo, mas sem frescura. A história é sincera, tocante e com certeza fará a memória de muitos de vocês dar alguns saltos e loopings durante a leitura.

DA EXPERIÊNCIA

Mil vezes amei! Ler Cecelia Ahern é sempre sinônimo de boa experiência. Aliás, que tal relembrar 5 motivos para ler a autora?

Agora só resta contar os dias para conferir a adaptação homônima (Love, Rosie, em inglês), que estreia nos cinemas brasileiros no dia 8 de janeiro de 2015.

FEZ PENSAR EM

Um Dia, de David Nicholls. Tanto pela história de amizade e paixão/amor que dura anos a fio, como também pelas protagonistas femininas: em ambos os livros elas são fortes e muito capazes, mas lhes falta boa dose de autoconfiança.



Simplesmente Acontece

Onde comprar: Amazon

Título: Simplesmente Acontece
Título original: Where rainbows end
Autor(a): Cecelia Ahern
Tradução: Amanda Moura, Ivar Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito
Edição: 2014
Ano da obra: 2004
Páginas: 448

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 12 anos e se dedicar a este projeto é uma das coisas que mais ama fazer, além de estar em contato com os mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por cinema, viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

12 comentários

  1. Parece que o gênero carta está voltando com tudo na era dos zap zaps e afins! Isso é bom de se ver e ler. Eu troco cartas, e-mails longo tenho longas conversas infinitas com pessoas amadas via face e derivados... talvez esse romance seja para pessoas como eu. Dica anotada, mais que anotada, guardada...

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, se você tem lembranças de momentos queridos e importantes que foram contados via cartas/e-mails/mensagens, vai pirar nesse livro! Eu adoro escrever cartas, mas tenho feito isso cada vez menos, com a correria do dia a dia. Esse livro me fez lembrar do aspecto especial que tem toda mensagem escrita, do quanto ela mostra nossa personalidade, etc. Vale a pena!

      Excluir
  2. Oi, Aline! :)

    Eu amo os livros da Ahern e, até agora, não me decepcionei com nenhum.
    Você deu nota máxima! Isso aumenta minhas expectativas a mil!!!

    Acho que o livro tem todos os ingredientes que eu curto: amor, amizade, conflitos, humor, cotidiano.... Ah, faz suspirar, né?

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Dei nota máxima e não foi à toa! Esse e P.S. Eu Te Amo estão ali, bem próximos um do outro, os dois me encantaram. O único que achei regular da autora até agora foi O Presente, mas ainda assim a narrativa dela me prendeu - o que achei médio foi a trama mesmo.
      Mas enfim, Simplesmente Acontece é lindo e tem tudinho na medida certa. ^^

      Excluir
  3. Ahhh Com o livro aqui em casa, com certeza antes de ver o filme vou ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha me deixou com uma vontade imensa de ler o livro, já tinha visto resenhas sobre ele mas a sua me deixou com uma vontade maluca de lê-lo SOCORRO hahaha
    Adorei a resenha e o blog também, inclusive já estou seguindo!
    Beijos.
    Se puder, dá uma olhadinha no meu blog: Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você curtiu a resenha e sentiu que rolou uma identificação com o livro, leia agora!!! Sério, é lindo, gostosíssimo de ler, daqueles que você não consegue largar até chegar ao fim. Vale a pena! Um beijão!

      Excluir
  5. Oi Aline! estou com esse livro paradinho aqui há um bom tempo. Sou apaixonada por romances e acho que agora enjoei um pouquinho, sabe? Mas gostei bastante dos seus comentários! Bem legal saber que a escrita dela não é aquela coisa melosa. Já marquei a dica aqui :D

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo! Fazia um tempão que eu não lia uma boa história de amor e afins, então curti muito cada pedacinho desse livro. Como eu sempre digo, com a Cecelia Ahern tudo vem na medida certinha, nem muito nem pouco, e sempre fico satisfeita no fim. Vale colocar na fila, para quando passar essa fase de ressaca de romances. ^^ Um beijão!

      Excluir
  6. Aline, que resenha bem escrita!
    Eu não conheço o trabalho da autora, mas fiquei com muita vontade de ler, principalmente pq adoro esse tipo de história, com romance fofo e envolvente. Entrou para a minha lista de desejados.
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana! Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha. Olha, se ainda não leu nada da Cecelia Ahern, leia agora! Recomendo este e também P.S. Eu Te Amo; as histórias são bonitas e ao mesmo tempo leves, divertidas, ainda que carreguem algo de drama. Gosto muito da autora e é uma das poucas que escrevem "livros fofos" que realmente me agradam. Beijos!

      Excluir

Parceiros