Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Rolou no Teatro – fevereiro, quinzena 1

Rolou no Teatro 26 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Rolou no Teatro é uma coluna quinzenal em que abordo a evolução das aulas do curso profissionalizante de Teatro que estou fazendo. Entenda melhor aqui.

A primeira quinzena nas aulas de teatro deste ano pode ser resumida basicamente na palavra descoberta. Foi quando entrei em contato e conheci um pouco de cada matéria – exceto Corpo, todas elas são novidade, não as tive no semestre passado.

Duas semanas pode não ser tanto tempo, mas acreditem, muita coisa aconteceu nesses dias! Acompanhem comigo tudo o que rolou em cada aula...


Favoritos de janeiro!

Favoritos 25 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Janeiro teve coisa bem boa:

- livro que me marcou para a vida;
- filme incrível;
- CD que eu só fui parar para ouvir quando o mundo inteiro já escutava há tempos;
- gordice (sim, nós temos gordice!);
- lanche saudável (sempre!), mas que alguns podem achar “esquisito” - vale a pena experimentar; garanto que é bom!;
- e um acessório já de algum tempo que eu tenho usado bastante.


Em uma só pessoa [John Irving]

Bissexualidade 23 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Aos sessenta e tantos anos, o então escritor William Abbott relembra sua trajetória, desde a adolescência numa escola particular só para rapazes – na cidade fictícia de First Sister, no estado americano de Vermont – até a idade adulta e o amadurecimento. De maneira não linear, o narrador protagonista nos leva a percorrer sua existência (e a busca por uma identidade), marcada pela bissexualidade, pelos múltiplos desejos, pelo teatro e o amor aos livros e à escrita.


Quote da quinzena #24

Clássicos 19 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Ocupando posição sólida no meu top 10, 1984 é aquele livro que precisa ser lido uma vez na vida. E que merece ser relido muitos anos depois – décadas, talvez.

Minha experiência com esse clássico distópico de George Orwell foi extraordinária, me mesmo atrevo a dizer que terminei a leitura com um quê diferente dentro de mim. 1984 é um livro que transforma. Demorei para finalmente lê-lo – após anos a fio na minha wishlist – e penso que o li no momento certo. Quero relê-lo daqui a algumas décadas: seguramente absorverei novas nuances da leitura.

Decidir quais quotes eu selecionaria (dos muitos que transcrevi) para postar aqui não foi uma missão qualquer. Acho que fiz boas escolhas; a partir dos trechos abaixo dá para se ter uma boa ideia da essência desse livro único.


Livro + filme: Precisamos Falar Sobre o Kevin

Intrínseca 18 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. 18 comentários


No início do mês assisti a um filme que me tirou dos eixos: Precisamos Falar Sobre o Kevin. E percebi que precisava falar dele aqui no blog.

Altamente psicológico, o longa nos insere na vida atual de Eva, então um tanto letárgica e tratada com muita hostilidade por todos na cidade. A principal razão aponta para seu filho mais velho, Kevin, autor de um crime que chocou a população. Através de flashes, Eva mergulha em seu passado, na relação com o filho desde a infância à adolescência, em uma busca desesperada por um motivo para a fatalidade que destruiu a vida feliz que um dia ela teve ao lado da família. Permeando toda a história, a presença frequente de um vermelho-sangue aguça o sentimento de perturbação no espectador, bem como em Eva.


(Pseudo) Caixa do Correio – janeiro 2015

Recebidos 16 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


2015 chegou com visitas generosas do carteiro hehehe. Teve mais um livrinho da coleção Outra Língua (Editora Rocco mandando superbem) e duas lindezas da Aleph (amei, amei, amei!). Além disso, aproveito para mostrar mais um presente de Natal da Intrínseca que acabou ficando de fora do vídeo de dezembro: uma sacola recheada de surpresinhas!


3 motivos para ver “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”

3 motivos para ver 13 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. 10 comentários


Semana passada fui ver Birdman no cinema, já esperando algo no mínimo bom, mas sem florear as expectativas. Que tolinha eu fui! O filme é de deixar boquiaberto, mesmo.

Seja por abordar o teatro e o cinema, pela trilha sonora muito adequada (e retumbante, eu diria – quem assistiu vai entender!), pela câmera que percorre quase que ininterruptamente os corredores do teatro, pela trama com teor crítico e psicológico... Birdman é um filme que não agrada a todo mundo, mas aqueles que curtem (e não são poucos!) são conquistados por sua perspicácia.


Nova coluna: Rolou no Teatro

Arte 12 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Quem me acompanha aqui no blog e no YouTube sabe que desde a metade do ano passado estudo Teatro. Minha paixão por essa arte vem desde criança (fazia parte do grupinho de teatro da Cultura Inglesa, depois fiz aulas de musical por um tempo), e ano passado finalmente resolvi estudar Teatro de forma mais séria. O que eu deveria ter feito há anos atrás – antes tarde do que nunca!

Bem, o ponto é que começarei a registrar aqui no blog um resumo do que vejo nas diferentes aulas do curso, e é nisso que consistirá a coluna Rolou no Teatro. Algo que será útil para mim mesma, mas que pode ser um tanto interessante de compartilhar por aqui: acredito que a grande maioria de vocês curte tudo o que envolve arte. Para aqueles que se interessam e até mesmo pensam em estudar Teatro, espero que esta coluna lhes motive e sirva de inspiração!


A Preparação do Ator [Constantin Stanislavski]

Atores 11 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Clássico contemporâneo, A Preparação do Ator é leitura obrigatória a todos os que têm forte ligação – ou interesse genuíno – pelo teatro, quer seja de maneira profissional ou amadora, ou simplesmente para os que apreciam assistir a uma boa peça.

Aqui, Constantin Stanislavski (1863-1938), uma das figuras mais reconhecidas do teatro contemporâneo e cujos métodos de trabalho – até hoje amplamente utilizados – renovaram psicológica e esteticamente a arte cênica, transmite-nos os conceitos e a essência mesma de seu sistema, do trabalho do verdadeiro ator.


Feminices Lab: comprinhas de janeiro!

Compras feminices 9 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Antes de mais nada, o título desse vídeo deveria ser “presentes” ao invés de “comprinhas”! É, e fato, em janeiro acabei não fazendo nenhuma compra; em compensação, ganhei muitos presentinhos. Teve encomendinhas e presentes que meus pais trouxeram da viagem aos EUA no fim do ano, além de acessórios e outras coisinhas que ganhei em sorteios na blogosferaandei tendo sorte nos últimos tempos.


Quote da quinzena #23

Daniel Galera 6 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Daniel Galera é um dos escritores de que mais gosto na literatura nacional; sua narrativa é capaz de levar o leitor em viagens labirínticas pelo interior de seus personagens. Jovem e bastante aclamado no Brasil e no exterior, o cara esteve na lista dos 20 melhores jovens escritores brasileiros na Granta, em 2012.

Esses acima foram só alguns dos motivos pelos quais escolhi trazer quotes de Cordilheira aqui hoje. Para quem não sabe, o livro faz parte da coleção Amores Expressos, da Companhia das Letras. Vale a pena conferir!


A Insustentável Leveza do Ser [Milan Kundera]

Clássicos 5 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. 8 comentários


Sabe aquele sentimento único que se experimenta ao deparar-se com o – ou um dos – livro da sua vida? Pois foi este o carimbo que A Insustentável Leveza do Ser, clássico contemporâneo do tcheco Milan Kundera, deixou em mim.

Praga, fim da década de 60; a Primavera, ocupação soviética, regime comunista, opressão. Os holofotes se revezam entre quatro protagonistas: Tomas, Tereza, Sabina e Franz. O libertino Tomas e a doce Tereza dividem o teto e a vida, e se apoiam em seu amor. Sabina, amiga e amante de Tomas, é dona de si, fugaz e muito sexual. Já Franz é idealista e sonhador. Através das décadas, acompanhamos os relacionamentos, as frustrações e o destino dessas quatro pessoas, em um retrato emoldurado pelo caráter passageiro da vida.


Em cartaz: Dólares de areia

Em cartaz 4 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Livre adaptação do romance francês Les dollars des sables, de Jean-Noël Pancrazi, o drama Dólares de areia – da dominicana Laura Amelia Guzmán e do mexicano Israel Cárdenas – encerrou a 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro, com a presença da atriz Geraldine Chaplin.

Província de Samaná, República Dominicana. Noelí (Yanet Mojica) é uma jovem que sobrevive às custas de fugazes relacionamentos por interesse com turistas estrangeiros. Há mais de dois anos, ela mantém uma relação baseada na conveniência com Anne (Geraldine Chaplin), francesa bem mais velha que optou por morar ali no litoral dominicano. Fascinada por Noelí, Anne pretende levar a moça para viver com ela em Paris. Mas a jovem dominicana tem namorado – que se passa por seu irmão e também se beneficia do dinheiro que ela consegue de Anne – e ambos criam um plano para que ela passe a lhe enviar dinheiro quando estiver em Paris. À medida que se aproxima o dia de partir, confusão e ambiguidades tomam conta das emoções de Noelí.


Livro Lab 5 anos #SORTEIO

Blogando 3 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. 17 comentários


E lá se vão 60 meses, meia década... Fevereiro é o mês em que o – meu amadinho – blog Livro Lab completa 5 anos de vida!

Se tem uma coisa que eu preciso dizer sobre isso é: MUITO OBRIGADA!!! Se não fossem vocês, leitores, isso aqui não existiria! Tenho estado cada vez mais contente e grata com as conquistas do blog; principalmente nos últimos três anos, o Livro Lab cresceu bastante, e isso só fez aumentar minha paixão pela palavra escrita, pelos livros.


Parceiros