Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Quote da quinzena #27

Jorge Miguel Marinho 31 de março de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Pensem em um livro singelo, delicado. Para mim, logo me vem à mente Lis no peito: um livro que pede perdão, de Jorge Miguel Marinho.

Olha, poucas vezes um infantojuvenil me tocou tanto como aconteceu com esse livro. Na realidade, aqui, prefiro descartar os rótulos: a história é de uma maturidade incrível, além de bastante sensível, e a recomendaria para todas as idades. O tema? O primeiro amor; quer coisa mais linda?


Feminices Lab: comprinhas de fevereiro e março!

Compras feminices 30 de março de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Sim, um só vídeo com as comprinhas de fevereiro e março! Por isso não estranhem a quantidade de coisas. Teve maquiagem para o curso de Teatro (incluindo um produto ótimo que me surpreendeu), comprinha na Forever 21 e na Youcom, e sapatos... Teve também um presentinho meigo que ganhei de um amigo lá da França.


Em cartaz: O Último Ato

Arte 27 de março de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Exibido fora de competição no Festival de Veneza de 2014, O Último Ato é baseado no livro A Humilhação, de Philip Roth, homônimo ao título original.

Al Pacino, cuja carreira atual se nota ironicamente refletida na ficção, dá vida a Simon Axler, um ator consagrado mas decadente em seus 65 anos de idade. Depressivo, ele vê desvanecer-se sua vocação para o teatro e, solitário, se distancia cada vez mais do seu ofício e chega a perder o interesse pela vida. Após passar um período numa clínica psiquiátrica, Simon revê Pegeen (Greta Gerwig). Filha de um casal de amigos atores, ela – já beirando os 30 – confessa ter uma queda pelo famoso ator desde os oito anos de idade. Lésbica, Pegeen larga tudo e engata um relacionamento com Simon; mas as divergências entre o casal tornará caótica a relação e farão surgir pessoas e conflitos do passado.


5 motivos para ler J.K. Rowling para adultos

5 motivos para ler 24 de março de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Joanne Rowling – J.K. Rowling – dispensa apresentações, certo? Nasceu a 31 de julho de 1965, em Yate, Inglaterra; não tendo sido aceita em Oxford, Rowling graduou-se em Francês na Exeter University. De olhos fortemente delineados de preto, ouvinte de Smiths e leitora de Dickens e Tolkien, Rowling acha sorte não ter ido para Oxford; a Exeter já a intimidava bastante (para ela, era requintada e até esnobe demais), em Oxford acha que jamais teria tido sequer coragem de abrir a boca.


Em cartaz: O Amor é Estranho

Em cartaz 20 de março de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Fruto da parceria entre o cineasta americano Ira Sachs e o roteirista brasileiro Maurício Zacharias, O Amor é Estranho é o segundo filme de uma trilogia – de histórias independentes entre si – que começou com Deixe a Luz Acesa (2012) e cujo desfecho está ainda em fase de produção.

Selecionado em festivais como Berlim, Sundance, Los Angeles e Tribeca, o longa traz a história de um casal homossexual formado por Ben (John Lithgow) e George (Alfred Molina). Juntos há 40 anos, eles decidem se casar e contam com o apoio dos familiares e amigos. No entanto, o casamento acaba fazendo com que George perca seu emprego de professor de música em uma escola católica. Sem dinheiro, o casal precisa morar provisoriamente em casas separadas, hospedar-se com parentes e amigos, até conseguir vender o apartamento e encontrar outro mais acessível. Essa vida provisória acaba sendo cansativa e incômoda não só para Ben e George, mas para todos a sua volta.


Quote da quinzena #26

Julian Barnes 19 de março de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Esperei tanto por este momento! Finalmente dividirei com vocês alguns trechos de um dos melhores livros que li nos últimos anos: O sentido de um fim, do Julian Barnes (gênio!). Aliás, não sei se vocês lembram, mas foi com este livro que Barnes ganhou o Man Booker Prize em 2011.

Já comentei com vocês que Julian Barnes é um dos escritores do meu top 10; o cara escreve muito e as tramas criadas por ele incitam o pensar, sem falar que sua narrativa traz um sarcasmo que já não vivo sem. Em O sentido de um fim, o autor nos apresenta um protagonista nos seus sessenta e tantos anos que percorre as lembranças de sua vida, enquanto fala sobre o tempo, a juventude e a memória.


O Plano: elimine os alimentos “saudáveis” que surpreendentemente engordam – e perca peso rápido [Lyn-Genet Recitas]

Alimentação saudável 18 de março de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Certos alimentos – mesmo aqueles tidos como “saudáveis” – podem não funcionar para algumas pessoas, levando a uma resposta inflamatória. E, consequentemente, ao ganho de peso. Partindo da premissa de que o nosso peso nada mais é do que um reflexo da reação química que nosso corpo tem aos alimentos, neste livro a autora (especialista em nutrição) nos apresenta “o Plano”. “O Plano” sustenta que não existe alimento saudável, mas apenas o que funciona para seu corpo.

Ao contrário do que muitos possam achar logo de cara, não se trata de um programa de dieta, mas um guia para que cada leitor descubra quais alimentos “sabotam” seu corpo e para que passe a se alimentar de acordo com o que funciona para seu corpo.


(Pseudo) Caixa do Correio – fevereiro 2015

Recebidos 16 de março de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Recebi uma pilha de livros que eu mal consigo carregar! Além da caixa da alegria da Novo Conceito, teve Patrick Modiano, alimentação saudável e a parte que faltava da trilogia Trainspotting. Nem preciso dizer que já estou quicando de ansiedade para ler alguns deles! Confiram tudo o que o carteiro me trouxe neste último mês...


O Torreão [Jennifer Egan]

Intrínseca 14 de março de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Danny King sai de Nova York para conhecer um castelo no leste europeu a convite de seu primo Howard, com quem há anos não tinha contato. Novo dono do castelo em ruínas, Howard pretende transformá-lo num hotel peculiar e as reformas já estão acontecendo. A incomunicabilidade – o local não pega sinal de celular nem wi-fi – deixa Danny à beira do desespero; para piorar, a atmosfera misteriosa que envolve o castelo mexe com ele. Uma piscina de águas turvas que testemunhou um acidente no passado; túneis subterrâneos que levam a câmaras mórbidas; um torreão habitado por uma velha e estranha baronesa cuja família viveu no castelo por gerações... A realidade, de repente, fica tão enevoada quanto tudo o que Danny vivencia no castelo.

Se tem alguém que é capaz de entrelaçar histórias e personagens dos mais diversos, fazendo com que suas trajetórias se toquem e influenciem, esta pessoa é Jennifer Egan. Em O Torreão, a autora mescla passado e presente, realidade e fantasia, e joga tramas e personagens em estradas que acabam por conduzir a uma mesma encruzilhada.


PROMOÇÃO: 3 anos do blog Papiro Digital

Sorteios e concursos 11 de março de 2015 Aline T.K.M. 1 comentário


O blog Papiro Digital comemora seu terceiro aniversário e, para fazer essa festa ficar ainda mais especial, 36 blogs amigos se uniram para presentear vocês, leitores! Ao todo são 30 livros e mimos diversos – festa boa, hein! Então agora é com vocês: participem, compartilhem e comemorem conosco!


Leituras de fevereiro!

Leituras do mês 9 de março de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Fevereiro foi um mês de surpresas literárias, todas positivas! Fui surpreendida por um autor que nunca tinha lido, John Irving, e de cuja escrita narrativa gostei muito; fui surpreendida também por um gêneroteatro do absurdo – com o qual acabei de entrar em contato; e, por fim, fui deliciosamente surpreendida por uma trama louca de uma autora que eu já admirava, que é a Jennifer Egan.


Quote da quinzena #25

Comédia dramática 6 de março de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Um ator substituto cuja vida é pontuada por derrotas pessoais e profissionais.

Em O Substituto, David Nicholls (autor de Um Dia, um dos meus livros favoritos) nos arranca risadas com mais um personagem fracassado inserido numa trama de clichês bem trabalhados, além de nos presentear com uma prosa deliciosa – como sempre! Foi por isso que escolhi quotes desse livrinho aí para esta quinzena.

Em cartaz: Simplesmente Acontece

Cecelia Ahern 5 de março de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Livre adaptação do romance homônimo (Where Rainbows End, no original) de Cecelia Ahern, Simplesmente Acontece é uma das comédias românticas mais esperadas neste início de 2015, tanto pelos fãs do livro como pelo extenso grupo de admiradores do elenco.

Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são melhores amigos desde os cinco anos de idade. Inseparáveis, cresceram juntos e sempre mantiveram a amizade acima de tudo, ainda que houvesse certa atração entre eles. Acontecimentos inesperados, oportunidades perdidas e decisões tomadas tratam de afastá-los. Alex muda-se para os Estados Unidos para estudar medicina em Harvard; Rosie não quer estragar os planos e a felicidade do rapaz com seus problemas pessoais. A trajetória dos dois jovens se distancia, mas o destino – e os sentimentos – insiste em atraí-los.


O Rinoceronte [Eugène Ionesco]

À la française 4 de março de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Num vilarejo francês, um rinoceronte é visto à solta pelas ruas. A reação dos locais se divide entre o estranhamento e a exasperação – afinal, o gato de estimação de uma dona de casa foi esmagado pelo animal. No entanto, quando a população se dá conta de que são as pessoas que estão se metamorfoseando em rinocerontes, numa verdadeira epidemia, a situação se complica. O pânico divide lugar com a negação, e ninguém parece capaz de explicar o que de fato está ocorrendo.

Em três atos, a peça de Ionesco – parte do movimento “teatro do absurdo”* – possibilita múltiplos olhares e interpretações, característica que faz dela fonte inesgotável de interesse e curiosidade até os dias atuais.


Tag: Viajando na leitura

Tag 2 de março de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Fui indicada a responder esta tag há um tempão pela Joana, do blog Coisas que eu sei que sei. Com o vídeo gravado há uns meses, finalmente consegui editá-lo e eis a tag respondida!

“Viajando na leitura” é uma tag que aborda livros que nos fizeram viajar em diferentes aspectos. Gostei muito de respondê-la porque me fez relembrar várias leituras especiais. Vem conferir aqui:


Parceiros