Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘A Acústica Perfeita’, de Daria Bignardi: escolhas e descobertas nem sempre desejadas | Resenha

Bertrand Brasil 29 de maio de 2015 Aline T.K.M. 3 comentários

A Acústica Perfeita, de Daria Bignardi | Resenha

O que você faria se sua esposa partisse sem muitas explicações, deixando para trás casa, marido e três filhos? Eis a premissa do delicado A Acústica Perfeita, da italiana Daria Bignardi, uma jornada de busca e descobertas nem sempre desejadas.

Página a página, conhecemos a história de Arno e Sara. Ainda no início da adolescência se conhecem e vivem uma paixão de verão. Dezesseis anos depois, o reencontro e a realização do amor latente, que culmina no casamento e nos três filhos do casal.

Arno é quem nos conta tudo, nos faz acompanhar o nascimento e o desenvolvimento desse amor, as alegrias, o casamento comemorado de maneira não muito convencional, o nascimento dos filhos. Quatro dias antes do Natal, porém, Sara desaparece. Como aviso, apenas um bilhete para o marido dizendo precisar ir embora e ficar sozinha, sair da gaiola que construiu para si.

Feminices Lab: comprinhas de abril!

Compras feminices 27 de maio de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


A palavra de ordem em abril foi consciência. Comprei pouco e apenas coisas das quais precisava – e ainda aproveitei descontos.

Teve pincéis da linha Eco da Macrilan (recomendo!), batom da Quem disse, Berenice? (quem mais aproveitou a superpromoção do Dia do Beijo?), coturno básico... Ah, e também – finalmente – troquei de óculos. Vem ver!


De chiquitita a coveira: 5 coisas que eu já quis ser quando crescer

Infância 25 de maio de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Quando me deparei com este dentre os temas do mês de maio no Rotaroots, tive certeza de que iria escrever sobre ele: como toda criança e adolescente, já quis ser um sem-fim de coisas. Já me vi em profissões mais reais, e em outras nem tanto assim... Inclusive já cheguei a pensar em opções bem sinistras! Já me frustrei e já mudei de ideia inúmeras vezes; mas, afinal, o que seria da vida e de nós mesmos se não soubéssemos nos reinventar a cada dia, não é mesmo?

Bem, aqui vão 5 coisas que eu já quis ser e mais um bônus (porque eu adoro acrescentar bônus às minhas listas!):


Leituras de abril!

Aleph 23 de maio de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Mês passado li apenas dois livros: um clássico da ficção científica e uma ficção autobiográfica – autoficção – singular. Se no primeiro livro encontrei um universo bem construído, no qual os robôs são a solução e também a origem de muitos problemas, no segundo livro dei de cara com uma narrativa visceral.

Enfim, duas leituras excelentesa qualidade importa bem mais que a quantidade, não?! –; no vídeo a seguir explico um pouco sobre cada uma delas!


5 motivos para ler Agustín Fernández Mallo

5 motivos para ler 21 de maio de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Agustín Fernández Mallo nasceu em La Coruña, Espanha, em 1967. Poeta e escritor, é também formado em Ciências Físicas; inclusive, foi ele quem criou o termo “pós-poética”, estabelecendo conexões entre a ciência e a literatura. (Falo disso mais adiante, ali nos motivos para ler o cara!)

Já com alguns livros de poemas publicados, foi em 2006 que publicou seu primeiro romance, Nocilla Dream, que rapidamente se tornou um êxito e foi traduzido para vários idiomas. Trata-se do primeiro volume do Projeto Nocilla, que conta com mais outros dois livros – sendo os dois primeiros já lançados no Brasil pela Companhia das Letras.


Quote da quinzena #30: Laranja Mecânica

Anthony Burgess 19 de maio de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Juro que tentei, mas não consegui ser concisa: preciso dividir com vocês todos os quotes que marquei em um dos livros mais sensacionais que já li nesses meus 28 anos de vida. Falo de Laranja Mecânica, do inglês Anthony Burgess, que inspirou o icônico filme de Stanley Kubrick.

Para a galera que ama distopias, Laranja Mecânica é um clássico obrigatório. Crítico e verdadeiro alimento para reflexões, o livro fala de uma juventude violenta por opção e que é submetida a uma “cura” pelo Estado. O livre-arbítrio e a própria condição do ser humano são colocados em questão aqui.

Bem, curtam os quotes – reparem que há um tanto de palavras “estranhas”, é assim mesmo, o livro é repleto delas e há inclusive um glossário dessas gírias que o autor criou – e, depois, recomendo que leiam a resenha para saber mais sobre o livro e sobre a edição ilustrada lindona da Aleph em comemoração aos 50 anos da obra.


3 motivos para ver “A Vida Privada dos Hipopótamos”

3 motivos para ver 18 de maio de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


No início do mês compareci à pré-estreia de um filme nacional sobre o qual já andava curiosa: A Vida Privada dos Hipopótamos. Fui surpreendida, pois o documentário me prendeu do início ao fim. Sem comprovar a veracidade dos fatos e situações, o filme permanece numa posição de ambiguidade tão intrigante quanto a própria história que nos é contada. Isso sem falar do título inusitado, o que foi para mim um atrativo e tanto – a primeira razão pela qual quis assistir ao filme logo no momento em que soube de sua existência.

Christopher Kirk é um estrangeiro que cumpre pena no Brasil. Em uma viagem à Colômbia conheceu uma misteriosa mulher – aqui chamada de V. – com quem se relacionou e passou por situações um tanto esquisitas. Depois de um tempo, Chris foi descobrindo coisas que não sabia a respeito da namorada, enquanto ele próprio parece não ser exatamente aquilo que ao espectador é mostrado na tela...


Cantiga de Findar [Julián Herbert]

Autobiografia 14 de maio de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Diante da mãe prostrada num leito de hospital, padecendo de leucemia, um escritor bem-sucedido começa a escrever um relato pessoal. A mãe é Guadalupe Chávez Moreno, ex-prostituta e dona de umas quantas identidades (Lorena, Vicky, Juana... Marisela Acosta era a mais utilizada); o escritor é o autor deste livro. Fundindo ficção e realidade, em Cantiga de Findar o mexicano Julián Herbert nos presenteia com uma autoficção de intensidade poucas vezes antes vista.


Na playlist: 8 músicas deliciosamente sexy!

Blogando 12 de maio de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Ok, o título acima já diz tudo! Sabe aquela música gostosinha de ouvir, assim meio romântica, meio ousada? Com letra ou melodia que provocam?! Pois bem, é disso que estou falando!

Escolhi 8 músicas que acho deliciosamente sexy – sem ser vulgar, bebê! Músicas que inspiram, que criam uma atmosfera gostosa, ainda que uma ou outra seja um pouco obscura. Na certa vocês hão de concordar comigo em pelo menos algumas delas! Enjoy!


Eu, Robô [Isaac Asimov]

Aleph 7 de maio de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Clássico da ficção científica, Eu, Robô reúne 9 contos de Isaac Asimov escritos durante a década de 40. Verdadeiro marco do gênero, o livro introduz as conhecidas três Leis da Robótica e traz histórias que vão desde a época em que os robôs eram máquinas mais simples, utilizadas como companhia, até os anos em que a economia mundial e a própria trajetória da humanidade são controladas pelos robôs.

Genial, é o que eu posso dizer logo de cara. No vídeo dou mais detalhes sobre cada conto e sobre esses “seres” tão peculiares – diferentes e, ao mesmo tempo, parecidos com os homens, só que muito mais decentes – que são os robôs de Asimov...


Quote da quinzena #29

Jeffrey Eugenides 5 de maio de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Um dos meus livros favoritos, As Virgens Suicidas traça um retrato das cinco irmãs Lisbon que, como o próprio título diz, acabam se suicidando. Ao longo da narrativa, conhecemos alguns fatos e muitas especulações sobre essas meninas quase míticas na cabeça dos garotos locais, mantidas sob a vigilância permanente dos pais – principalmente da mãe, bastante severa.

Enfim, só mesmo o genial Jeffrey Eugenides para conceber algo tão intenso – não encontrei melhor definição! – quanto esse livro. Da mesma forma, só mesmo Sofia Coppola para filmá-lo à altura. Se ainda não leram o livro nem viram o filme, sugiro que o façam o quanto antes – sério! Por ora, confiram alguns quotes que fiz questão de anotar durante minha leitura...


3 motivos para ver “Casa Grande”

3 motivos para ver 4 de maio de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Aproveitei o feriado do Dia do Trabalho para ir ao cinema – um dos meus programas preferidos. Tanta coisa que eu estava (estou) querendo ver... Optei pelo nacional Casa Grande, e foi uma escolha certeira!

Considerado como um dos grandes filmes de 2015 e um filme brasileiro que ficará na história, o longa dirigido por Fellipe Barbosa foi comparado ao aclamado O Som ao Redor (de Kleber Mendonça Filho) e aborda questões de cunho social, enquanto acompanha o amadurecimento e a transformação do adolescente Jean, vestibulando e filho de família de classe média alta em crise financeira.



Motivos para ver Casa Grande existem aos montes. Aqui vão 3 para inspirá-los...


Look + Book: dois looks - dia e noite - e um livro bem original

Look e Book 2 de maio de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Um livro genial pede dois looks, certo? Certo! Só que vou contar a verdade: simplesmente esqueci que já tinha fotografado look com esse livro e... repeti o livro em outro look. É, acontece. Mas que o livro é sensacional, isso é mesmo, podem confiar!

E como aqui não tem riqueza nem ostentação, estou repetindo peças de outros “look + book”, mas num contexto diferente – versatilidade é tudo nessa vida.


Parceiros