Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

The Beatles Book Tag

Beatles 26 de junho de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Adoro essa tag e nem preciso explicar o porquê, o nome diz tudo: The Beatles Book Tag. Foi criada pelo blog No País das Entrelinhas, e eu fui convidada a respondê-la – há uns bons meses – pelas meninas do Sopa Primordial.

Gravei essa tag há um tempão (em fevereiro ou março... meu cabelo está até bem mais curto!), mas só consegui me organizar para postá-la agora. Espero que gostem! Quem curte os Beatles como eu certamente vai se identificar!


Precisamos falar sobre o Kevin [Lionel Shriver]

Intrínseca 25 de junho de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


A sensação de ter algo fora do lugar, uma estranheza aqui dentro e aquele misto de sentimentos que não dá para ser resumido em uma ou duas palavras: isso tudo foi o que experimentei ao virar a última página de Precisamos falar sobre o Kevin.


Favoritos de abril + maio: make, sci-fi, cinema brazuca, lanche vegetariano...

Aleph 23 de junho de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Eu sei, eu sei... este favoritos é, mais uma vez, bimestral por motivos básicos que explico no vídeo. Ainda assim, teve coisa bem boa em abril e maio, especialmente no quesito cinema – tanto que resolvi escolher 3 filmes favoritos deste período.

Fora isso, teve batom da Quem disse, Berenice?, um sci-fi show de bola da Aleph... E também um lugar de lanches vegetarianos que eu surpreendentemente não conhecia, apesar de sempre passar em frente.


Lançamentos imperdíveis de junho

Aleph 20 de junho de 2015 Aline T.K.M. 3 comentários

Demorou mas tá aqui: os lançamentos de junho estão MUITO tentadores. Minha vontade honesta é ler todos esses livros, mas imaginem o desastre ainda maior que minha fila de leitura se tornaria! Com sorte, devo incluir uns dois ou três à listinha de próximas leituras; veremos.

Sem mais delongas, confiram os lançamentos literários que fizeram minha curiosidade falar mais alto este mês:


VIDAS REINVENTADAS
Boris Fishman, ed. Rocco
Onde comprar: Livraria da TravessaAmazon (livro físico)Amazon (edição Kindle)
Aclamado romance de estreia do russo radicado nos Estados Unidos, Boris Fishman, Vidas Reinventadas é um livro sobre família, Holocausto, os limites entre a ficção e a realidade.

Descendente de judeus russos que imigraram para os Estados Unidos quando ainda era criança, Slava Gelman é um aspirante a escritor da revista Century; ele vem se distanciando da família que vive no Brooklyn para se tornar mais americano e fazer algum sucesso escrevendo na América. Com a morte de sua avó – uma sobrevivente de um gueto nazista em Minsk – um pedido inusitado lhe é feito por seu avô: forjar um relato de como a avó sobrevivera à guerra.

Pouco antes de morrer, a avó recebera pelo correio um formulário do governo alemão em que sobreviventes do Holocausto deveriam relatar suas histórias a fim de receberem uma indenização. Sua avó não falava sobre o assunto e nunca escreveu a carta. Seu avô não se enquadrava exatamente nos critérios do governo alemão para se candidatar: fugiu para o Uzbequistão no início da guerra, nunca esteve em um gueto ou um campo de concentração.

Slava acaba cedendo e escreve um relato para ser enviado no nome do avô. Em seguida, começa a escrever para toda uma comunidade de velhos imigrantes judeus da União Soviética, mergulhando em um turbilhão de histórias – inventadas – sobre o Holocausto ao mesmo tempo que se reconecta com sua avó, suas origens e o restante de sua família. Com humor, ironia e até mesmo aspereza, Boris Fishman nos apresenta questões sobre a verdade, a justiça e a história. Além das referências literárias – desde Dostoiévski e Tolstói até García Márquez –, o livro é repleto de jogos de linguagem, discutindo as limitações da língua adquirida, os contrastes com a materna, com pitadas de hebraico e ídiche.


Quote da quinzena #33: As Lembranças

À la française 18 de junho de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Um autor que eu adoro e um livro memorável de tão bonito: As Lembranças, do francês David Foenkinos.

Abordando as memórias de toda uma vida, As Lembranças começa com a morte do avô do protagonista, acarretando a mudança de sua avó para uma casa de repouso. Mas a velhinha resolve fugir. A partir daí, avó e neto estarão mais próximos que nunca, empreendendo uma trajetória rumo às lembranças, reencontrando pessoas e lugares que haviam ficado para trás. Ao mesmo tempo, outras questões são vividas pelo protagonista, como a situação dos seus pais, a vontade de tornar-se escritor e um novo amor que lhe bate à porta...


(Pseudo) Caixa do Correio – maio 2015

Alaúde 17 de junho de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


O correio foi generoso neste último maio: fiz uma troca há muito desejada, uma comprinha super em conta, além de várias surpresas literárias das editoras parceiras!

Olha só, teve ficção científica muito esperada, o terceiro livro da Trilogia Essencial do Patrick Modiano, mais livro da coleção Otra Língua, Cecelia Ahern, o vencedor do Pulitzer 2015 de ficção, e por aí vai...


SORTEIO: Vango – Entre o Céu e a Terra

Sorteios e concursos 16 de junho de 2015 Aline T.K.M. 23 comentários


Em parceria com a Editora Melhoramentos, hoje trouxe para vocês um sorteio inspirador! Trata-se do livro Vango – Entre o Céu e a Terra, do Timothée de Fombelle, lançamento fresquinho que promete agradar aos jovens leitores fãs de tramas aventurescas salpicadas de elementos históricos.

Eu também vou receber o livro e prometo mostrá-lo para vocês e resenhá-lo logo que possível. Enquanto isso, não deixem de concorrer a um exemplar de Vango – aposto que depois de conferir a sinopse e o booktrailer vocês ficarão loucos para ler! ♥


Livro + filme: Noites Brancas

Clássicos 15 de junho de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Queria ter falado sobre o filme em questão num daqueles posts de “3 motivos para ver”, mas acabou não rolando. E como se trata de uma adaptação, me animei a falar sobre filme e livro, e cá estou!

Assisti a Noites Brancas no Píer em abril; pena que ficou tão pouco tempo em cartaz e apenas em um ou outro cinema. Centrado no encontro de duas pessoas solitárias, toda a ação se passa num píer, sempre à noite, e tudo o que acontece são as conversas entre esses dois personagens.


Na playlist: 10 músicas para se apaixonar

Amor 12 de junho de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Tem coisa melhor do que estar apaixonado? Sei que muita gente diz não dar tanta importância para isso, mas... na real, é sempre muito gostoso ver alguém com olhos outros que não aqueles puramente da amizade. Dar-se conta de que existe alguém com quem rola uma afinidade de ideias e gostos; alguém capaz de te fazer esquecer do mundo e, ao mesmo tempo, que te aguça todos os sentidos quando está por perto. Pois é, gostar de alguém é bom demais!

E meio que numa ode ao amor, montei uma seleção especial (já que hoje o dia pede): 10 músicas para se apaixonar! Tentei sair um pouco do lugar-comum, das músicas pop melosinhas de sempre, e coloquei coisas mais variadas, umas menos óbvias, outras que fogem um pouco da ideia de “música de amor”. Claro que tem pop delicinha, mas não é só.


O amor em 7 livros

Alan Pauls 11 de junho de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Podem falar o que quiserem, mas uma coisa é certa: o amor ainda rende e sempre renderá boas histórias. Eu, particularmente, gosto de encontrar o amor nos livros. Não um amor gratuito, que está lá só para marcar presença (como já vi em um par de livros e não curti); gosto mesmo é do amor que desestabiliza, que pode ser estranho ou até mesmo doentio, ou simplesmente que pareça impossível.

Não é só na mesmice que residem as histórias de amor; aliás, é bem o contrário. Prova disso é a seleção que preparei, completamente em clima de Dia dos Namorados: 7 visões diferentes do amor em livros que gostei e que recomendo. Tem mistério, HQ, juvenil, livro fofo e história que cutuca e desconcerta... Vale a pena conferir!


Leituras de maio!

Bertrand Brasil 10 de junho de 2015 Aline T.K.M. 1 comentário


Não sei que zica, encosto ou sei lá o quê que colou em mim ultimamente porque, de novo, só consegui ler dois livros no mês. Mas não posso reclamar, afinal os dois livros que li em maio foram ótimos, boas surpresas.

Coincidentemente, ambos trazem uma atmosfera mais melancólica, triste; o que, de acordo com meu gosto literário, considero algo bom – tenho predileção confessa por livros e filmes mais pessimistas; acho a arte mais especial quando ela traz consigo algo de depressivo. Isso não faz de mim uma pessoa excêntrica (não por este motivo, pelo menos), pois sei que muita gente também curte um pessimismo de vez em quando. Hum, esta última frase ficou meio estranha... Melhor não me prolongar mais e deixar que vocês confiram logo o vídeo – vale a pena pois, como disse lá no início, minhas leituras foram muito boas no último mês!


Ronda da Noite [Patrick Modiano]

À la française 8 de junho de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Segunda Guerra Mundial. Ocupada pelos nazistas, Paris é mórbida, sombria; é este o cenário em que um jovem sujeito se arrisca em um jogo que já sabe perdido: trabalha para a Gestapo e para a Resistência, simultaneamente.


Assistidos em maio

À la française 4 de junho de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Ei! Já era tempo de fazer algo que eu queria há séculos: postar sobre os filmes assistidos no mês. Não vai ser resenha nem nada do tipo – até porque, para isso, escrevo as colunas Em cartaz e 3 motivos para ver –, mas também nada impede de dar um pitaco aqui e ali. A diferença, em comparação com os outros posts nos quais falo sobre cinema, é que nos assistidos do mês mencionarei todos (T-O-D-O-S) os filmes que vi, incluindo os que estão fora do circuito de cinema, que vi na televisão, Netflix e outros.

Falando sobre maio, este foi um mês excelente no quesito cinema. E digo isto especialmente por causa da Mostra de Cinema Argentino – foco Córdoba lá no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e, também, pelo Ciné-club na Reserva Cultural. Em suma, filmes bons, alguns nem tão conhecidos, e que recomendo. Confiram:


Quote da quinzena #32: O Chamado do Cuco

J.K. Rowling 2 de junho de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


J.K. Rowling... quem é que não é fã?! Depois de encantar o mundo inteiro com Harry Potter, a autora se lançou na ficção adulta com Morte Súbita. Depois, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, foi a vez da literatura policial: O Chamado do Cuco é o primeiro de uma série de livros protagonizados pelo detetive Cormoran Strike. No Brasil já foram publicados dois livros, e a previsão é a de que o terceiro seja lançado lá fora ainda este ano; segundo a autora, ao todo a série terá sete livros.

Veterano de guerra e filho bastardo de um roqueiro famoso, o detetive Cormoran Strike é contratado para investigar o aparente suicídio da modelo Lula Landry, que cai da sacada de seu apartamento em uma noite de inverno em Londres.

Bem, não vou dizer mais; separei dois trechinhos do livro, diminutos nas palavras, mas cheios de significado...


Parceiros