Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Livro + filme: Billy Elliot

Ballet 30 de julho de 2015 Aline T.K.M. 7 comentários


É hora de falar sobre um filme que eu amo e que inspirou um livro que eu ainda não li – mas tenho quase certeza de que eu iria amar. Falo de Billy Elliot! E é isso mesmo, vocês não leram errado, foi o filme que originou o livro e não o contrário, como é mais comum acontecer.


Tô AMANDO!!! Bolsa satchel da Mônica Croisfelt

Bolsas 29 de julho de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


É isso mesmo que vocês leram ali no título do post, estou amando e esse meu novo amor atende pelo nome de bolsa satchel Mônica Croisfelt.

Recebi a bolsa do modelo satchel – a famosa bolsa carteiro – da loja online Mônica Croisfelt e o legal é que pude escolher a cor. Entre as tantas e tantas opções acabei escolhendo a verde-mate, que é esse verde pastel que vocês podem ver bem no vídeo. Simplesmente amei a cor por ter um ar romântico e retrô, ao passo que também pode ir muito bem com looks mais urbanos e moderninhos.

No vídeo, mostro tudinho e cada detalhe da bolsa satchel da loja Mônica Croisfelt. Tenho certeza que vocês também vão se apaixonar e querer uma para ontem!


Lançamentos imperdíveis de julho

Bertrand Brasil 27 de julho de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários

Julho chegou e já está quase indo embora, mas trouxe consigo lançamentos dignos de atenção. Bem, confesso que não foi tarefa fácil, mas selecionei aqui 16 títulos que acabaram de sair e que atraíram meu olhar logo de cara. Alguns deles entraram na minha wishlist como, por exemplo, Mosquitolândia, Sem Tetas Não Há Paraíso, e Brasyl; outros já estão na minha estante e fila de leitura, como O Último Policial.

Deem uma olhadinha nesses livros e tenho certeza que a wishlist de vocês vai crescer um poucão!

O MUNDO DE ANNE FRANK
Janny van der Molen, ed. Rocco Jovens Leitores
Onde comprar: SaraivaSubmarinoAmazon (livro físico)
O Mundo de Anne Frank – Lá fora a guerra é um mergulho profundo na história da menina que é até hoje símbolo do horror do regime nazista e referência histórica para as novas gerações.

Para escrever o livro, que tem a chancela da Fundação Anne Frank, a autora visitou a casa da família Frank na Alemanha e o esconderijo usado entre 1942 e 1944 em Amsterdã, conhecido como Anexo Secreto e hoje transformado em museu; visitou os campos de concentração de Westerbork, Auschwitz e Bergen-Belsen; realizou entrevistas e uma ampla pesquisa recorrendo a fontes diversas, como o famoso diário escrito pela jovem em que ela relata a vida no Anexo Secreto, documentos históricos e fotografias.

O resultado é uma obra rica e tocante que contextualiza a história de Anne Frank para as novas gerações com uma narrativa delicada e belas ilustrações de Martijn van der Linden. A autora recria o universo da jovem Anne desde o seu nascimento, em 12 de junho de 1929, até a sua morte, em 12 de março de 1945. A personalidade encantadora de Annelies Marie Frank, seus sonhos, interesses e sentimentos vão se desenhando à vista do leitor, que divide com ela as pequenas alegrias e as grandes angústias de uma (curta) vida que, na medida do possível, foi vivida com paixão e curiosidade. Uma história real e trágica (re)contada com sensibilidade e de forma acessível para leitores de todas as idades. Ao final, uma coleção de fotografias do acervo da família Frank complementa a obra, que vem lembrar às novas gerações que o horror não deve ser esquecido, para não correr o risco de se repetir.

(Pseudo) Caixa do Correio: recebidos em junho

Aleph 23 de julho de 2015 Aline T.K.M. 8 comentários


Fiquei tão mal-acostumada com a abundância do correio dos últimos meses que até estranhei os poucos livros que recebi em junho – que afinal nem foram tão poucos assim. Mas, como eu sempre digo, quantidade e qualidade são duas coisas bem diferentes. O que interessa é que mês passado recebi títulos muito esperados, incluindo aí uma comprinha no Book Depository. Gosto muito da loja, mas quando compro lá já sei que a espera não será menor que um mês, um mês e meio; então, receber a encomenda é sempre motivo de festa.

Fora a compra (livro francês, bien sûr!), teve o livro que faltava para completar minha coleção Otra Língua, teve livro de aventura, ficção científica, e um lançamento esperadíssimo da Intrínseca. Confiram um por um aqui no vídeo!


2083 [Vicente Muñoz Puelles] #resenha

Biruta 21 de julho de 2015 Aline T.K.M. 5 comentários


Já imaginou viajar dentro das histórias dos seus livros preferidos, vivendo-as e modificando-as da maneira que quiser? Em 2083, do espanhol Vicente Muñoz Puelles, tal façanha é possível!

O ano é 2083. Os livros de papel são itens raríssimos e mesmo os livros digitais já não estão disponíveis por aí – não havendo quem se interesse em ler livros, não há porque continuarem existindo... Tudo o que restou está na Cosmonet e, mesmo assim, apenas os títulos que ainda continuam a ser buscados. Outra opção é a Docuteca Nacional, um local que armazena arquivos de todos os tipos e categorias, e onde estão guardados os livros de papel que restaram. Mediante a solicitação de algum usuário, um livro do acervo pode ser escaneado e impresso num papel mais estável e que não se degrade facilmente, possibilitando sua leitura.

É neste mundo que vive David, o protagonista desta história. Ele tem 16 anos, um cão robô chamado Nove, é educado através da teleaula e passa o tempo na companhia do videogame. David nunca leu um livro inteiro na vida. Uma vez tentou ler David Copperfield, mas desanimou e abandonou a leitura nos dois primeiros capítulos.


Quote da quinzena #35: Meu coração de pedra-pomes

Companhia das Letras 20 de julho de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Humor e personalidade unidos em um livro cuja excêntrica protagonista nos conquista logo nos primeiros parágrafos. Assim é Meu coração de pedra-pomes, da brasileira Juliana Frank, o escolhidíssimo que emprestou alguns quotes para esta quinzena.

O livro consiste, basicamente, no cotidiano de Lawanda narrado pela própria. Com apenas dezenove anos, ela é enfermeira num hospital e costuma atender a pedidos insólitos e ilegais dos pacientes moribundos. A garota também tem uma série de hábitos e opiniões nada convencionais, além de botar para fora o que pensa sem muito filtro.


3 motivos para ver “Carrossel – O Filme”

3 motivos para ver 17 de julho de 2015 Aline T.K.M. 1 comentário


Sim, eu fui conferir Carrossel – O Filme ontem (16), na estreia, e já quis vir aqui correndo contar um pouco do que achei!

Quem foi criança nos anos 90 deve ter Carrossel como uma espécie de ícone de infância, pelo menos no meu caso foi assim. E foi com entusiasmo que acompanhei as travessuras da Valéria, Cirilo, Maria Joaquina, Jaime e companhia, todos muito bem cuidados pela professora Helena, na versão brasileira da novela. Exibida no SBT entre 2012 e 2013, a produção brasileira esteve muito superior à original mexicana, apesar de levar a lembrança da mais antiga para sempre no coração.

Já na trama do filme, que é uma extensão da novelinha, as crianças (nem tão crianças assim; o tempo passa...) vão passar as férias no acampamento do avô da Alicia, onde participam de gincanas e brincam a valer. Claro que há aqueles conflitos comuns dos filmes infantis: vilões caricatos que ameaçam acabar com a diversão da galera, destruindo o acampamento e a natureza.


4 looks com Melissa Stellar

Calçados 16 de julho de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Mais um da série “gravado há um tempão”, este vídeo foi especial porque depois de uns bons anos sem comprar Melissa finalmente quebrei o jejum. E a escolhida foi a botinha Melissa Stellar – que eu amei, amei, amei...

Parte da coleção Melissa Star Walker, a Stellar é uma botinha de cano curto, acabamento fosco e salto tratorado de aproximadamente 7,5 cm. Ela vem em 4 opções de cores – a minha é a gelo/nude com salto preto.


5 motivos para ler Milan Kundera

5 motivos para ler 14 de julho de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Milan Kundera nasceu em 1929 em Brno, na República Tcheca (então Tchecoslováquia), e foi naturalizado francês em 1981.

Um dos escritores europeus mais importantes do século XX, sua vida foi marcada pelas transformações políticas; Kundera assistiu à própria queda com a invasão soviética na República Tcheca. Fez parte do Partido Comunista, do qual foi expulso e readmitido um par de vezes. Perseguido pelo regime comunista implantado após a Segunda Guerra, o autor perdeu seu cargo no Instituto Cinematográfico de Praga e teve seus livros banidos no país.


Leituras de junho

Intrínseca 10 de julho de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Mês de leituras intensas, junho chegou trazendo um livro denso e cruel, que entrou para os meus favoritos da vida. Foram apenas dois livros lidos, mas ah, quem se importa com a quantidade quando se é surpreendido – e mesmo arrebatado – com o conteúdo e a qualidade??!!


Assistidos em junho

À la française 8 de julho de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


É com pesar que informo que não fui conferir o Festival Varilux de Cinema Francês. Nem um filme sequer. E não quero falar muito sobre isso porque já fiquei bem desolada – é um dos eventos mais esperados por mim no ano inteiro. #triste

Em compensação, tive a chance de ver filmes muito bons, tanto em cartaz e na TV, como também em duas mostras excelentes no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Uma delas foi a mostra “8 X Téchiné”, que reuniu oito filmes importantes da obra do cineasta francês André Téchiné, além de uma palestra sobre o diretor. Vi apenas dois filmes da mostra (e a palestra também); nunca tinha visto nada do diretor, e gostei bastante do que vi: ambos os filmes traziam relacionamentos muito intensos.

A segunda mostra à qual assisti foi uma espécie de comemoração do mês dos namorados, só que às avessas. “A arte do mau relacionamento” apresentou uma seleção de filmes sobre relacionamentos que fogem do estereótipo “felizes para sempre”. Nem preciso explicar porque adorei essa mostra, afinal tenho predileção por filmes (e livros também, histórias em geral) mais pessimistas, que não tenham final feliz. Aliás, foi aí que conheci uma trilogia – se é que se pode chamar assim – que ganhou meu coração e ficou na minha cabeça por um bom tempo...

Bem, sem mais enrolação, conheçam todos os assistidos em junho:


Primavera de cão [Patrick Modiano]

À la française 6 de julho de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Primavera de cão conclui a Trilogia Essencial do francês Patrick Modiano, laureado com o Nobel de Literatura em 2014. Mais uma vez realidade e ficção se fundem, resultando num romance habitado por personagens – ou pessoas reais – evasivos e, por isso mesmo, intrigantes. Em minha opinião, o melhor da trilogia, que é composta por volumes independentes entre si.

As recordações do narrador têm início na primavera ensolarada de 1964; ele tinha então dezenove anos. Está com a namorada num café na place Denfert-Rochereau quando por acaso conhece o fotógrafo Francis Jansen, que aproveita para clicar o casal para uma reportagem de uma revista americana.


Flores da ruína [Patrick Modiano]

À la française 4 de julho de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Segundo volume da Trilogia Essencial de Patrick Modiano (Nobel de Literatura 2014), Flores da ruína dá continuidade ao passeio pelas memórias do autor-narrador-protagonista, naquele mesmo mix de ficção e autobiografia que vimos no volume anterior, Remissão da pena. Aliás, todos os três romances da trilogia são independentes, podendo ser lidos de forma avulsa e em qualquer ordem.

Antes de tudo, comparo Flores da ruína a uma caminhada sem rumo numa tarde ensolarada. À medida que passamos por lugares e vemos coisas e pessoas, lembramo-nos de eventos do passado, de pessoas que passaram por nossas vidas e só deixaram um rastro borrado. Então, ao dobrar uma esquina e adentrar outra rua, uma lembrança diferente nos toma de assalto, mudando-nos o rumo do pensamento. Pois é desta maneira que se desenrola o livro: um lugar, um fato, e de repente toda uma rede de lembranças surge de forma repentina, para então se desfazer e se deixar encobrir por outras lembranças de outras coisas e tempos.


5 mulheres construídas pelo olhar de um narrador masculino

Daria Bignardi 3 de julho de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Misteriosas, sedutoras e cheias de particularidades; motivo de especulação, e mesmo de discórdia. Elas roubam a cena e fazem o leitor criar mil teorias sobre seu verdadeiro caráter e personalidade. Passam a ter um quê de lendárias e acabam fixando moradia no imaginário de quem lê. Bem, dedico este top 5 às personagens femininas que são apenas e completamente construídas a partir do olhar de um narrador-personagem masculino.


Quote da quinzena #34: 1Q84 – Livro 3

Alfaguara 1 de julho de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Fechando a trilogia, hoje venho trazer quotes do terceiro volume de 1Q84, obra magistral do Haruki Murakami. Aliás, foi com essa trilogia que conheci o autor e passei a amar sua escrita e suas histórias, bem como a maneira como ele conduz os personagens.

Não sei se vocês se lembram, mas tive uma relação de amor e ódio com o desfecho da trilogia. Isso porque levei um certo tempo para digerir o fato de que a intenção era ficar com todos aqueles enigmas na cabeça, não ter respostas para exatamente tudo. Claro que pouco depois superei o trauma e até escolhi a trilogia como minha melhor leitura de 2013.

Assim como os dois volumes anteriores, 1Q84 - Livro 3 é muito bom, e vocês podem perceber pelos trechos que escolhi para esta quinzena:


Parceiros