Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Zazie no Metrô [Raymond Queneau] #resenha

Cosac Naify 30 de setembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Uma pré-adolescente espevitada e muito, muito desbocada, passa dois dias na Paris da década de 50. Apesar de algumas frustrações – contrariando o título, ela não anda de metrô –, a garota vive momentos aventurescos em uma “pequena grande” jornada pela cidade e pela vida.

O parágrafo acima é apenas o plot da história de Raymond Queneau. Zazie no Metrô, célebre romance e marco literário na época em que foi lançado, está a caminho de completar seis décadas de sua primeira publicação e isso sem deixar de conquistar leitores mundo afora.

Para passar uns dias curtindo o namorado em Paris, Jeanne Lalochère deixa a filha Zazie aos cuidados do tio Gabriel. Empolgada, Zazie não vê a hora de andar de metrô pela primeira vez. Justo naquele dia, porém, o metrô está em greve.


Lançamentos imperdíveis de setembro

Aleph 29 de setembro de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários

Sabe aquele negócio de paixão à primeira vista? Foi isso que eu senti ao saber do lançamento de cada um desses livros, ao ler cada uma dessas sinopses e admirar cada uma dessas capas.

Pois é, galera, os lançamentos de setembro estão incríveis! Talvez – com certeza – foi esse o motivo de eu ter falhado ao querer ser sucinta neste post; mesmo cortando muita coisa não consegui deixar a lista realmente enxuta. Por isso, eis aqui 23 dos mais imperdíveis lançamentos do mês de setembro.

Momento parêntese: Sei que o mês já está moribundo, mas acho que vocês repararam que eu quase sempre posto os lançamentos no fim do mês. É que vários dos livros são lançados no finzinho do mês, e então acho melhor soltar a lista dos que mais me atraíram quando todos os livros já estão disponíveis. O que vocês acham? Preferem que continue desta forma, ou gostariam que os lançamentos fossem divulgados mais no início do mês??


TE VENDO UM CACHORRO
Juan Pablo Villalobos, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da Travessa | Livraria da Folha | Amazon (edição Kindle)
Aos 78 anos, Teo se muda para um prédio decadente cheio de anciãos. Passa os dias ouvindo as fofocas nos corredores, nutrindo desejos eróticos pela síndica e calculando quantas cervejas pode beber por dia às custas de um pecúlio que deve durar até sua morte.

O grande evento do prédio é uma tertúlia literária: os participantes se impõem o desafio de ler os sete tomos de Em busca do tempo perdido, intercalando Proust com aulas de modelagem e ginástica aeróbica.

Te Vendo um Cachorro trata de uma mãe e de um vendedor de tacos obcecados por cães. Ela para aplacar a solidão; ele para lucrar um pouco mais com o seu negócio. É também a história de um garoto que herdou, não se sabe se por destino ou talento, a taqueria do tio e, com ela, a técnica de preparar tacos à base de filés caninos...

Mas é possível que o cerne desse romance seja mesmo ironizar os desejos sexuais, a velhice, a vida adulta, a juventude, a literatura, os religiosos, os críticos, os leitores e o México. Com este livro, Juan Pablo Villalobos encerra a trilogia sobre o México iniciada com Festa no Covil.


PROMOÇÃO: Uma vez você, uma vez eu

Sorteios e concursos 28 de setembro de 2015 Aline T.K.M. 11 comentários


Quem aqui curte e apoia a literatura brasileira? Pois é, eu também! E é sempre bacana conhecer essa nova geração de autores nacionais que, a cada dia, vem despontando e surpreendendo os leitores.

O sorteio de hoje é em parceria com o autor Diego Martello. Ao participar, vocês concorrerão a 2 exemplares de Uma vez você, uma vez eu. Isso mesmo, serão 2 sortudos que receberão o livro em casa! Notícia boa, não?! Então convido-os a conhecer mais sobre o livro e, em seguida, a participar e espalhar o sorteio por aí!


Comprinhas de agosto: liquidação Via Uno, shampoo K.Pro, batom em lápis Nars

Cabelos 25 de setembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Agosto teve comprinha, sim! Aproveitei uma liquidação ótima na Via Uno e comprei dois sapatos pelo preço de um – tudo bem que eu tinha dito que não ia comprar mais sapatos em 2015... Mas são tão fofos!! Vocês precisam ver!

Também teve oferta no site da The Beauty Box e veio em boa hora porque aquele meu shampoo da K.Pro já estava no final. Por fim, dois batons em lápis da Nars, num kit de amostra grátis da Sephora – um deles é esse vermelho matte que estou usando no vídeo, amei!


Moda e cinema juntos nos incríveis curtas metragens da Miu Miu

Curta-metragem 23 de setembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Lá no Assistidos em agosto eu comentei que fui a uma única sessão do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, estão lembrados? A sessão à qual assisti foi a Miu Miu: Contos de Mulheres, e... adivinhem só?! Sim! Trouxe abaixo todos os curtas da sessão, INTEGRALMENTE, para vocês assistirem!

Miu Miu Women’s Tales é uma iniciativa da grife Miu Miu, que nestes últimos anos convidou cineastas de várias partes do mundo – com seu estilo e sensibilidade próprios – para celebrar o sexo feminino no século 21.


5 motivos para ler Maurício Gomyde

5 motivos para ler 21 de setembro de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Maurício Gomyde nasceu em São Paulo, mas se considera brasiliense porque vive e é apaixonado por Brasília – “a cidade mais bonita do mundo”, em suas palavras – desde os 3 anos de idade. Repleto de leitores e fãs Brasil afora, o escritor começou sua carreira literária de forma independente: seus quatro primeiros livros foram autopublicados e foi através das mídias sociais e de parcerias com blogs que ele atraiu e conquistou a legião de admiradores que o segue até hoje.

Em seus livros, comédias românticas bastante sensíveis e gostosas de ler, o autor aborda os relacionamentos e as emoções. Depois da autopublicação, e com um público bastante extenso, Gomyde passou rapidamente pela editora Novo Conceito, onde publicou A Máquina de Contar Histórias. Este setembro o autor lança Surpreendente!, seu primeiro livro pela Intrínseca, editora em cujo blog ele escreve quinzenalmente.


Assistidos em agosto

Assistidos no mês 18 de setembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Não sei o que aconteceu, mas em agosto vi pouquíssimos filmes. Isso me deixou um tanto chateada, uma vez que várias das estreias do mês estavam na minha listinha de “preciso ver”. Nem mesmo me concedi tempo para tirar mais alguns da lista do Netflix.

Foi um mês escasso, fato. Mas é fato também que os poucos filmes que vi foram muito bons. Mesmo a única (única, ÚNICA... tristeza...) sessão do 26º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo na qual compareci me agradou muito – fui à sessão da Miu Miu, que trazia curtas sobre mulheres; todos eles fugiram do óbvio, gostei. Mas... não vou falar mais sobre eles aqui, pois planejo uma surpresinha aqui no blog em breve!


Quote da quinzena #38: Os Lemmings e Outros

Fabián Casas 16 de setembro de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Contos situados entre a ficção e a realidade; é isso o que encontramos em Os Lemmings e Outros, do argentino Fabián Casas. Parte da – minha amada – coleção Otra Língua, o livro traz uma infância e juventude vividas no bairro argentino de Boedo entre as décadas de 70 e 80, e contém numerosas referências à cultura pop, de Darth Vader a Xuxa.

Li Os Lemmings e Outros lá no início do ano passado, e gostei tanto do livro que me dá satisfação trazer quotes dele hoje para vocês. Selecionei alguns que acabaram chamando minha atenção ao longo da leitura – sempre anoto todos os quotes que me interessam de alguma maneira – e espero que vocês curtam tanto quanto eu curti!


Leituras de agosto

Cosac Naify 14 de setembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Agosto rendeu leituras incríveis, pontuadas pelos mais variados sentimentos: teve aquele “ahhhh” característico dos livros meigos, teve gargalhada mental, choque e revolta. Cecelia Ahern, John Fante e um livro que inspirou um filme que eu adoro. E, por último, um livro polêmico recente (de 2013) que eu não acredito que nunca havia ouvido falar sobre, chamado Holocausto Brasileiro.

Vem conferir que esse mês eu falei demais no vídeo e teve motivo para tanto...


Museu da civilização... O que você levaria? | especial Estação Onze

Blogando 10 de setembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Muito provavelmente vocês conhecem ou já ouviram falar no livro Estação Onze, da Emily St. John Mandel, não é mesmo? Eu ainda não o li – está entre minhas próximas leituras! – mas desde que pus os olhos na sinopse mal pude me conter de curiosidade e interesse.

A trama se passa num mundo pós-apocalíptico: uma gripe terrível devastou o planeta e dizimou a civilização. Vinte anos depois da calamidade, Kirsten é atriz em uma trupe itinerante de artistas, que viaja apresentando peças de Shakespeare e números musicais para as comunidades de sobreviventes.

Retratando o antes e o depois da pandemia, Estação Onze traz algo curioso e fascinante: o museu da civilização, um local onde as pessoas deixam objetos que mostram um pouco do mundo pré-calamidade, objetos que um dia haviam sido úteis e importantes, mas que talvez perderam sua utilidade num mundo já diferente do de outrora.

DA PROPOSTA
Pensando nisso tudo, a editora Intrínseca propôs uma ação especial aos blogs parceiros: criar o nosso próprio museu da civilização. E, para tanto, nos colocou algumas questões: Se estivéssemos num mundo pós-apocalíptico como o do livro, do que é que mais sentiríamos falta? Por quê? Quais objetos levaríamos para o museu da civilização?


PROMOÇÃO: As Fotos Sabem

Sorteios e concursos 9 de setembro de 2015 Aline T.K.M. 7 comentários


Mais sorteio na área! Para quem se animou, pode comemorar que vem mais por aí!
O livro da vez é As Fotos Sabem, romance de estreia do autor Mateus Cadore, pela Giostri Editora. A seguir, conheçam um pouquinho sobre o livro e o autor, e não percam a chance de concorrer a um exemplar!


A Lista [Cecelia Ahern] #resenha

Cecelia Ahern 8 de setembro de 2015 Aline T.K.M. 8 comentários


Não é segredo aqui no blog que, dentre os autores best-sellers, Cecelia Ahern está entre os meus nomes favoritos. Seja pelos personagens tão humanos ou pelas tramas bem desenhadinhas e que geralmente abordam o amor – não necessariamente o amor homem-mulher –, abrir um livro da autora é sempre um momento feliz. Com A Lista, lançamento recente da Novo Conceito, não foi diferente.

Kitty Logan é uma jornalista nos seus trinta e pouquinhos anos que, por causa de um grande erro que cometeu, se vê envolvida em um escândalo. Com isso, sua carreira parece vir por água abaixo e até sua vida pessoal é amplamente afetada. Como se não bastasse, sua melhor amiga, chefe e mentora, Constance, está morrendo. Antes de partir, porém, Constance deixa para Kitty um projeto, algo que pode representar uma grande reviravolta em sua vida e carreira.


(Pseudo) Caixa do Correio: recebidos em julho

Bertrand Brasil 6 de setembro de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Uhuuul, pilha grandona em julho! Esse post demorou para sair, apesar de ter o vídeo gravado já há um tempinho, mas nunca é tarde, não é mesmo?

Dentre os recebidos de julho, teve um livro do Antônio Xerxenesky lançado há uns anos, crônicas do Carpinejar, contos do Hemingway, clássicos do John Fante, policial, thriller, livros de dois autores que eu amo, uma troca mais que esperada que (finalmente!) consegui fazer pelo Skoob... Enfim, livros muito especiais!


7 filmes para ver no Netflix

À la française 3 de setembro de 2015 Aline T.K.M. 6 comentários


Sempre que eu navego pelo catálogo do Netflix não é raro abrir o bocão e exclamar “ahhh, não acredito que tem esse filme aqui!”, ou então “nossa, esse filme é muito bom, preciso rever!”, e mais um tanto de outras exclamações não menos surpresas.

Confesso que eu era dessas que não botava muita fé no conteúdo do Netflix há uns anos atrás. Isso até, de fato, conhecer de perto os filmes que o serviço disponibiliza. Cada vez mais tenho notado excelentes filmes no catálogo, o que é muito especial considerando o fato de que tenho preferência disparada pelo cinema estrangeiro – leia-se o cinema não norte-americano. Por um momento até cheguei a pensar que encontraria meu oásis particular no polêmico Popcorn, mas não, já que neste a oferta se limita quase que inteiramente ao cinema americano. #BomDemaisPraSerVerdade

A questão é que há tempos venho pensando em sugerir filmes que encontro no catálogo do Netflix porque, poxa, preciso recomendá-los! Eles são muito bons para não serem indicados por aí; alguém tem que gritar que vocês PRECISAM assisti-los e eu sinto que posso fazer minha parte! #aloka


Parceiros