Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

(Pseudo) Caixa do Correio: livros recebidos em setembro

Aleph 31 de outubro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Geeeente, o vídeo está grande, mas grande mesmo. Só que teve assunto para tanto, isso eu já adianto – olha eu me justificando!

Mas setembro foi show: fui viajar e voltei com dois livros novos na mala (um deles conseguido de forma meio inesperada), trocas excelentes, livro do Patrick Modiano, ficções científicas de deixar qualquer um se mordendo de curiosidade, livros de “destruir”, teve também o novo livro do Maurício Gomyde - que eu aproveitei para autografar no lançamento aqui em São Paulo... ai, teve tanta coisa! Teve até comentário no maior estilo carência mode on!!!


Lançamentos imperdíveis de outubro

Aleph 30 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 5 comentários

Os lançamentos literários de outubro fizeram aumentar e muito minha wishlist. Alguns deles, como o sci-fi Eu Sou a Lenda e também O Regresso, romance sobre o poeta Arthur Rimbaud, já estão lá na estante, entre as minhas próximas leituras. Outros livros, como Miniaturista, O Pai Morto, Angosta e A Realidade Devia Ser Proibida, me deixaram na maior ânsia, morrendo de vontade de tê-los para ontem. E a capa de Primatas da Park Avenue?! Adorei!

Esses são só alguns – o post está lotaaado de lançamentos mais que imperdíveis! Thrillers que têm tudo para serem incríveis, livro do Jimmy Choo (aquele bull terrier que faz o maior sucesso no Insta), distopia, Stephen King, David Levithan, clássicos em novas edições, um livro para colorir fofíssimo (quem gosta de bonecas vai amar!). Enfim... confiram os lançamentos literários que mais me conquistaram este mês!


MARÉ VIVA
Cilla & Rolf Börjlind, ed. Rocco
Onde comprar: Submarino | Americanas | Livraria da Travessa | Amazon (edição Kindle)
Olivia Rönning, jovem estudante da Academia de Polícia, recebe um trabalho desafiador: deve escolher um homicídio não concluído, prestes a parar no arquivo morto da polícia, e verificar se, com os recursos tecnológicos atuais, seria possível trazer uma solução para o caso. O alvo de Olivia é o assassinato de uma mulher grávida na praia da ilha de Nordkoster, em 1987, durante a maré viva – fenômeno que ocorre quando Sol e Lua se alinham com a Terra, gerando uma diferença significativa entre maré baixa e maré alta.

Olivia se depara com mais uma situação. Tom Stilton, o investigador responsável pelo caso na época, desaparece e todos se calam quando ela pergunta por ele. E mais: seu pai, policial já falecido, também esteve envolvido nas investigações. A busca por Stilton e a retomada das investigações da misteriosa morte da mulher grávida a levam à ilha de Nordkoster.

Paralelamente, a população anda chocada com os assassinatos de moradores de rua em Estocolmo; os espancamentos dos sem-teto são filmados por seus algozes e postados na internet. Haveria alguma conexão entre a violência contra os moradores de rua na capital sueca e a morte da mulher grávida numa remota ilha?


Assistidos em setembro

À la française 27 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Setembro chegou e foi embora (aliás, outubro está quase indo embora também!), e não consegui ver tantos filmes quantos gostaria. No entanto, todos os assistidos me conquistaram, por isso faço questão de mostrar e recomendá-los aqui!


Leituras de setembro

À la française 26 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 1 comentário


Coincidentemente, as minhas três leituras de setembro tiveram a ver com o tema relacionamentos e o ser humano. Foram livros mais reflexivos, e todos eles muito bem temperados com um humor irônico delicioso. Ah, e olha só, todos eles são de autores que estão entre meus favoritos; sem falar que depois de um tempão "na seca", li em francês novamente.


Booktrailer de Surpreendente! + promoção da Intrínseca

Intrínseca 24 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Gente, olha eu de novo por aqui! Vim para falar sobre o lançamento do booktrailer do livro Surpreendente!, do Maurício Gomyde. Com formato de curta metragem, o filme situa a gente na história do livro; a trilha sonora gostosa e a produção caprichadinha só fazem aumentar a curiosidade e a ansiedade para se jogar logo na leitura. Comigo, pelo menos, está sendo assim!


Quote da quinzena #39: Gataca

À la française 23 de outubro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Quem aqui curte um bom thriller? Eu adoro, e por isso a empolgação da pessoa com os quotes de hoje. Aliás, sei que fiquei devendo quotes: bobeei, me deu uma amnésia generalizada e simplesmente esqueci que tinha de postá-los; o resultado foi um mês sem posts do tipo. Sorry.

Mas voltando aos quotes, Gataca é um suspense daqueles que faz a gente não conseguir parar de ler até terminar. Junto com A Síndrome E, faz parte de um díptico sobre violência, combinando suspense policial e genética, biologia e psicologia. Do francês Franck Thilliez, Gataca começa com uma cena tão bizarra quanto improvável: o cadáver de uma cientista é encontrado na jaula de um centro de estudos de primatas. Como esse e outros crimes atrozes se relacionam com o desaparecimento do homem de Neandertal e a seleção natural? Os policiais Franck Sharko e Lucie Henebelle se unem na investigação em busca da verdade escondida por trás desses crimes, e embarcam numa jornada pela evolução das espécies e as origens da violência.


Resenha: Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex

Daniela Arbex 21 de outubro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Resenha do livro Holocausto Brasileiro
Leitura obrigatória para todo ser humano neste país: Holocausto Brasileiro, livro-reportagem da jornalista Daniela Arbex, coloca os holofotes sobre uma das mais horríveis tragédias da história recente do Brasil.

O cenário é o maior hospício do país, o Hospital Colônia, na cidade mineira de Barbacena. Os personagens, todo tipo de gente inconveniente para aqueles de mais poder – epiléticos, prostitutas, alcóolatras, meninas violentadas, deficientes, filhas “desonradas”, homossexuais. Tinha gente que estava confinada apenas por ser tímida. Pelo menos 33 ali eram crianças. Em torno de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. O conflito: tortura, descaso, desumanidade, ocasionando pelo menos 60 mil mortes. Funcionários, médicos, a população e o Estado tinham conhecimento do que se passava ali dentro, e sua resposta foi o silêncio, a cumplicidade com o horror.

Um livro que choca ao resgatar uma parte sombria da História do Brasil, que durou do início do século 20 até a década de 80. No vídeo, falo sobre algumas das histórias que são relatadas no livro, do impacto que este me causou e por que recomendo a leitura.

Livro + filme: Respire

À la française 19 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 2 comentários


Assim que soube que Respire entrou em cartaz, agora em outubro, logo pensei que não podia deixar de vir falar dele aqui para vocês. Mais especificamente, do filme e do livro que o inspirou.

Tive a oportunidade de assistir ao filme no comecinho do ano, no My French Film Festival – festival de cinema francês completamente online e gratuito, que ocorre anualmente entre janeiro e fevereiro. Intenso, Respire trata de uma amizade que se torna obsessiva entre duas adolescentes. Não preciso falar mais, seria entregar demais e o filme realmente é daqueles que vale a pena ser visto. É o segundo longa dirigido por Mélanie Laurent (aquela atriz francesa – diva – que fez a Shoshanna em Bastardos Inglórios) e teve sessão especial na Semana da Crítica, no Festival de Cannes 2014.


Look + Book: pantalona cintura alta e thriller que inspirou Almodóvar

Look e Book 17 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Calor, um cafezinho antes do cinema e um livro incrível para acompanhar. Eis o retrato de um fim de semana perfeito para mim.

O look é basiquinho, mas tem essa pegada meio setentista que eu adoro graças à pantalona. Ela é de sarja na cor marsala, cintura bem alta, da American Apparel – comprei no bazar da loja ano passado e foi um achado, há tempos andava buscando uma calça desse modelo.


Tudo e todas as coisas [Nicola Yoon] #resenha

David Yoon 14 de outubro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Minha doença é tão rara quanto famosa. É um tipo de Imunodeficiência Combinada Grave, mas você a conhece como “doença da criança na bolha”.

Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode deflagrar um ataque de doenças. Pode ser algum produto químico no líquido usado para limpar uma mesa que eu acabei de tocar. Poder ser o perfume de alguém. Pode ser o tempero exótico de algo que eu comi. Pode ser uma dessas coisas, ou todas elas, ou nenhuma, ou alguma outra completamente diferente. Ninguém sabe o que dá início ao processo, mas todos conhecem as consequências. De acordo com a minha mãe, eu quase morri quando era criança. E assim eu fiquei no limbo da IDCG. Eu não saio de casa, nunca saí de casa em dezessete anos.

A narradora do trecho acima é Madeline Whittier. Prestes a completar dezoito anos, a garota passa os dias em seu quarto branco, estudando pela internet, lendo muitos livros e observando o mundo através da janela. Devido a sua doença, tudo o que entra na casa precisa ser descontaminado, e suas únicas companhias são a mãe – que também é sua médica – e a enfermeira Carla, a quem é muito apegada.


PROMOÇÃO: A Irmandade – Trilogia Irmandade de Copra

Sorteios e concursos 13 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 18 comentários


Hoje eu trouxe um sorteio superespecial! Trata-se do livro A Irmandade, o primeiro volume da trilogia sci-fi Irmandade de Copra, da autora brasileira Caroline Defanti e publicado pela editora Arwen.

Tem várias resenhas do livro na blogosfera e tenho certeza de que o sortudo ou a sortuda que levar um exemplar para casa vai curtir bastante.


21 coisas que marcaram minha infância nos anos 90

Anos 90 12 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 14 comentários


Data mais saudosa, o Dia das Crianças! Vez ou outra sou acometida de uma vontadezinha de não estar nos meus quase 29 anos (falta um mês!), mas de ser bem mais nova hoje e poder viver a infância e a adolescência em modo repeat. Ou, ainda, de voltar no tempo e reviver tal e tal período da vida lá na época em que foram vividos originalmente.

Fantasias à parte, acho que tive sorte de ter nascido em 86 e, com isso, ter vivido minha infância na década de 90. Década em que as crianças ainda eram crianças de verdade, em que as brincadeiras não envolviam touchscreen, e computador e internet ainda eram novidade na casa da gente. As apresentadoras infantis eram o máximo, era preciso comprar ficha para usar o orelhão, e a gente nunca sabia se tinha voltado a fita o suficiente para ouvir de novo aquela música. Pois é, quem não foi criança até os anos 90 perdeu tanto...


(Pseudo) Caixa do Correio: recebidos em agosto

7Letras 9 de outubro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Mais uma vez demorei para liberar o vídeo... Já estamos em outubro e este ainda é o correio de agosto! Tudo bem; o importante é que recebi vários livros esperadíssimosPrometo Falhar é um deles! – e teve também algumas surpresinhas da editora Aleph que eu amei! Aliás, o que é essa edição de O Perfuraneve?! Babando até agorinha...


Livro + filme: Lolita

Adrien Lyne 7 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 8 comentários


Seria uma herege se, nesta coluna em que falo de livros e adaptações, não viesse a falar de Lolita. Pois bem, é chegado o dia de falar sobre essa obra-prima literária e sobre seus filmes. Sim, Lolita teve não uma, mas duas adaptações cinematográficas – fato bem conhecido dos cinéfilos de plantão.

Mas antes, devo dizer que Lolita está entre os meus livros preferidos de todo o sempre. Nunca fiz um ranking, mas certamente o romance do russo Vladimir Nabokov entraria nos meus top 10 ou 15.


PROMOÇÃO: Magimakía – A busca por Merlin

Sorteios e concursos 6 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 7 comentários


Tem mais literatura nacional para vocês, minha gente! Sim, hoje trouxe mais um sorteio e desta vez é em parceria com Rafael Lovato, autor brasileiro publicado internacionalmente. Um sortudo receberá em casa um exemplar do livro Magimakía – A busca por Merlin, primeiro livro da série fantástica Magimakía.


Nós, de David Nicholls | resenha

David Nicholls 5 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 9 comentários


Adoro os livros do David Nicholls e tenho Um Dia como um livro muito querido e que me marcou bastante. Então, logo que pus as mãos em Nós, já soube que iria gostar do livro. Só não imaginava que iria gostar tanto assim.

Nós é narrado por Douglas, um bioquímico de 54 anos, casado há 25 com Connie – mulher das artes e da cultura – e pai de Albie há 17. Com o filho prestes a sair de casa para começar a faculdade, Douglas se depara com o inesperado: Connie comunica que deseja se separar.

No entanto, nada precisa ser de imediato, uma vez que a família tem programada uma viagem pela Europa – o Grand Tour – cujo maior objetivo é percorrer alguns museus, admirar determinadas obras de arte e proporcionar ao filho certa bagagem cultural e artística. Para Douglas, é também uma oportunidade de se aproximar do filho adolescente, de quem se distanciou ao longo dos anos, e de tentar fazer com que a mulher volte atrás na ideia da separação. Seguindo o itinerário montado por Douglas, a viagem acontece com uns tantos percalços; os três se desentendem grande parte do tempo, e a falta de um vínculo verdadeiro entre Albie e o pai torna as coisas ainda mais difíceis.


TAG: As 10 coisas mais legais do meu mundo!

Tag 2 de outubro de 2015 Aline T.K.M. 4 comentários


Depois de tempos sem postar tag, aqui vai uma de que eu gostei bastante e resolvi responder. As 10 coisas mais legais do meu mundo é uma tag criada pela Karol Pinheiro, mas a primeira vez que eu a vi foi no canal Letras de Batom, da Bárbara Matsuda.

Eu curti muito a tag, as perguntas são variadas e, como vocês poderão ver, fiquei muito em dúvida para responder algumas - ficava sempre tentada a "roubar" e dar mais de uma resposta! Vem conferir!


Parceiros