Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Meu Ano de Descanso e Relaxamento  Leituras de 2022  Resenha: Belo Mundo, Onde Você Está
Semana do Consumidor Amazon | Livros

10 filmes contemporâneos em preto e branco para ver sem preguiça

Alexander Payne 30 de maio de 2016 Aline T.K.M. 6 comentários


É só alguém falar em filme em preto e branco que a gente logo pensa: a) nos clássicos do cinema, b) naqueles filmes antigos a perder de vista, entediantes e que dão uma preguiça só de pensar em sentar no sofá para assistir ou c) em uma mistura de "a" e "b" – porque nem tudo que é clássico é necessariamente incrível.

Eu confesso para vocês que adoro o charme de um bom filme em preto e branco. E não precisa ser antigo, não! Aliás, não é incomum encontrar filmes recentes sem o colorido que a gente está acostumado, e valem a pena ser vistos, acreditem! São filmes que não têm nada a ver com aquela moleza que bate quando a gente se prepara para encarar um filme mais “complicado” ou muito parado. Se bem que sou suspeitíssima para falar, pois sou fã de cinema alternativo – mas deixemos esse assunto para outra hora.

Para matar essa aura preconceituosa em torno dos filmes em preto e branco, para mostrar que existe filme recente combinado com o charme das produções de antigamente e para provar que preto e branco não é sinônimo de “ai, que saco”... Confiram 10 filmes contemporâneos em preto e branco para ver sem preguiça nem tédio!

Lançamentos imperdíveis de abril/maio – parte 2

Alfaguara 26 de maio de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Livros de amor daqueles bem fofos; clássicos – incluindo uma box de Dom Quixote e uma coletânea de todos os contos de Clarice Lispector – e releituras inspiradas neles; o melhor da literatura latino-americana na queridíssima coleção Otra Língua; histórias reais e fictícias que envolvem gastronomia e estilo de vida... Já deu para perceber que os lançamentos de abril e maio estão mais que imperdíveis, eu diria mesmo que são obrigatórios.

Feminices Lab: comprinhas dos últimos meses!

Compras feminices 22 de maio de 2016 Aline T.K.M. 2 comentários


Hoje tem vídeo de comprinhas, yay! Na verdade, comprinhas acumuladas – as coisas mais especiais que andei comprando entre o fim do ano passado e abril deste ano. Não mostrei tuuuudo, mas mostrei o que tinha de mais legal, e só depois de um tempo – na verdade, quando fui editar o vídeo – percebi que esqueci de falar sobre uns itens que valiam a pena ser mostrados, tipo um creme de cabelo muito bom que ando usando. Mas tranquilo, mostro no próximo vídeo, até porque já tenho um bom material para o próximo “Comprinhas!”.

Agora, falando sobre este vídeo aqui, tem coisas bem bacanas, por exemplo... sapatos! Pois é, nesses últimos meses andei comprando uns pares e nem vou falar mais nada que é para não me queimar!

Lançamentos imperdíveis de abril/maio – parte 1

Fábrica231 19 de maio de 2016 Aline T.K.M. 2 comentários


Alguém me explica o que é isso? Lançamentos muito, muito imperdíveis e eu tendo que me segurar para não gastar todo o meu sofrido salário na livraria. Vida cruel, só digo isso. E, como vocês podem notar pelo título, esta é apenas a parte 1 – sim, outros posts torturantes virão por aí ainda este mês!

Dos lançamentos listados abaixo, posso dizer que alguns mexeram muito com a minha curiosidade – é o caso de Na Estrada Jellicoe – e outros foram parar direto na minha wishlist – a HQ Entre Umas e Outras parece ser genial e eu quero muito. Tem livro aí que eu vou ler com certeza e não vai demorar muito: O Diário de Larissa Manoela, claro! Pois é, não devo explicações, adoro a Larissa e pronto, lidem com isso.

Confiram este monte de coisa boa que está fresquinha na livraria, só esperando para atacar nossos bolsos e incrementar as nossas estantes!

Resenha: Melancolia, de Jon Fosse

Jon Fosse 15 de maio de 2016 Aline T.K.M. 3 comentários


O norueguês Lars Hertervig (1830-1902) é considerado hoje um dos maiores nomes da pintura nórdica. Desde jovem, quando estudava arte em Düsseldorf, sofria de crises nervosas. Após ter passado um período em um manicômio, Lars viveu de caridade até o fim de seus dias.

O parágrafo acima é real. Lars Hertervig realmente existiu e é sobre esse seu transtorno nervoso que se debruça o autor de Melancolia, o também norueguês Jon Fosse. Um favorito ao Nobel, além de ficcionista, Fosse é poeta e dramaturgo, sendo um dos autores mais encenados na Europa – tem em Samuel Beckett sua maior influência.

Mas não pense que este livro se trata de uma biografia ou, ainda, de um romance histórico – o autor, aliás, abomina o gênero. Melancolia representa um mergulho por caminhos labirínticos e cheios de armadilhas da mente humana – no caso, a de Lars Hertervig.

Livro + filme: Ele Está de Volta

David Wnendt 10 de maio de 2016 Aline T.K.M. 6 comentários


Imagine se, de repente, Adolf Hitler aparecesse vivo, despertando de um sono esquisito no meio de um terreno cheio de mato, na Berlim dos dias de hoje. Ah, um detalhe: a pessoa pensa que ainda está em 1945, não sabe que fim levou a Segunda Guerra, nem mesmo que recolher o cocô do cachorro na rua é coisa corriqueira. Conseguiu imaginar?

É nesse cenário – não menos que originalíssimo – que se passa a trama de um filme e de um livro que, garanto, vale a pena conhecer. Refiro-me a Ele Está de Volta, livro de Timur Vermes e filme de David Wnendt. Após despertar em 2011, Hitler redescobre a Alemanha enquanto se permite maravilhar com as ferramentas fundamentais do mundo contemporâneo, tais como a “inter-rede” e a Wikipédia – essa altruística invenção que mostra que “o povo alemão instintivamente se apoia” ao compartilhar conhecimento.

Recebidos em março

Livros 9 de maio de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Nem estou tão atrasada, vai! Esse vídeo, na verdade, era para ter saído em abril, mas coisas da vida, motivos de força maior, fizeram com que só saísse agora. Aliás, tenho alguns outros vídeos prontinhos na fila de publicação. Meu tempo anda complicado – e nunca falei tão sério sobre isso quanto agora!

Mas vamos lá aos recebidos de março! Pilha menorzinha, mas repleta de livros especiais – uns desejados, outros que recebi meio “de surpresa”, todos mais que queridos! Alguns destaques: Tudo e todas as coisas – publiquei resenha quando li a prova do livro e já tem sorteio dele rolando lá no meu insta! –; Arco de Virar Réu, lançamento da Tordesilhas cujo autor esteve batendo um papo conosco no encontro de blogueiros da editora; teve o clássico Educação Sentimental... Confiram o vídeo – penso que vocês irão gostar!

Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais - Dia 7

Literatura brasileira 7 de maio de 2016 Aline T.K.M. 2 comentários


Encerrando a Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais – projeto criado pelo Blog Não Leia! e realizado em parceria com blogs convidados. De 1º a 7 de maio vocês encontraram um post por dia aqui no blog, apresentando novos escritores brasileiros e seus livros, e servindo de incentivo para que a gente inclua mais nacionais na nossa estante.

O post de hoje, finalizando o conteúdo da semana, conta com histórias de amor, tramas com temática LGBT, livros com um pouco mais de carga dramática e YA...

Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais - Dia 6

Literatura brasileira 6 de maio de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Pois é, já estamos no penúltimo dia da nossa Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais. Se vocês não acompanharam desde o primeiro dia da ação, sugiro que o façam – há vários livros e autores por descobrir!

Este é um projeto criado pelo Blog Não Leia! e realizado em parceria com blogs convidados. A proposta é apresentar, durante uma semana, novos escritores brasileiros e seus livros.

O conteúdo de hoje conta com histórias que falam de amor, amizade e recheadas de emoção. Vem ver!

Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais | Dia 5

Literatura brasileira 5 de maio de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário


A Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais está rolando a todo vapor e já estamos no 5º dia!

Um projeto criado pelo Blog Não Leia! e realizado em parceria com blogs convidados, a Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais traz conteúdo diário durante uma semana, apresentando aos leitores novos escritores brasileiros e seus livros.

Os livros de hoje são para a galera que curte livros de mistério, policial... Tem até um suspense erótico e um romance histórico com pitadas de terror!


Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais | Dia 4

Literatura brasileira 4 de maio de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Chegamos à metade da Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais e, para mim, está sendo uma descoberta e tanto conhecer todos esses autores e livros nacionais. E vocês, estão curtindo?

A Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais é um projeto criado pelo Blog Não Leia! e realizado em parceria com blogs convidados. De 1º a 7 de maio, diariamente, apresentamos aos leitores novos escritores brasileiros e seus livros. Alguns desses autores já conseguiram publicação por meio de uma editora, mas a grande maioria publicou de forma independente, ou mesmo disponibilizou o livro na plataforma Wattpad.

Entre os livros de hoje temos ficção da boa, fantasia e infantojuvenil. Confiram!


Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais | Dia 3

Literatura brasileira 3 de maio de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Já chegamos ao terceiro dia da Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais, um projeto do Blog Não Leia! em parceria com blogs convidados.

Com posts diários e durante esta semana inteirinha, apresentamos aos leitores alguns novos escritores brasileiros e suas publicações – em sua maior parte independentes.

Os autores de hoje trazem ficção científica, terror e romance adulto. Se vocês curtem esses gêneros e estão super querendo conhecer novos livros, eis aqui uma boa oportunidade!


Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais | Dia 2

Literatura brasileira 2 de maio de 2016 Aline T.K.M. 2 comentários


Segundo dia da nossa Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais com mais indicações de livros de novos autores brasileiros!

Como eu expliquei no post de ontem, com as indicações do Dia 1 mais uma introdução “pequenininha” – isso foi irônico, tá! –, a Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais é uma ação idealizada pelo Blog Não Leia! em parceria com blogs convidados, destinada a apresentar novos autores brasileiros e seus livros. Entre 1º e 7 de maio, teremos um post por dia com livros e autores diferentes – uma maneira de apoiar os novos escritores brasileiros.

O menu de hoje traz distopia, YA, fantasia e ficção científica, tudo em porções cavalares! Saboreiem!


Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais | Dia 1

Literatura brasileira 1 de maio de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Sou fã e sempre apoiei a literatura nacional. Quem me acompanha deve lembrar como fiquei empolgada ao ler Daniel Galera, Antônio Xerxenesky, Antonio Prata, Vanessa Barbara, Juliana Frank, Michel Laub; ou então, como estou morrendo de vontade de ler Raphael Montes e Adriana Lisboa, só para citar alguns.

Esse pessoal que acabei de mencionar já tem um nome construído, alguns livros na bagagem e até visibilidade internacional. Mas, paremos para pensar, eles começaram de algum lugar. Todo mundo começa de algum lugar, e esse lugar quase nunca é o topo.

A verdade é que ainda rola um preconceito enorme com relação à literatura nacional. E o pior é que esse preconceito não vem de gente que lê 2 ou 3 livros ao ano, mas sim de toda uma galera que lê os seus 70 ou mais livros por ano. Gente que gosta de literatura, apaixonada por livros, mas que, incrivelmente, não é aberta a conhecer novos autores se esses autores forem nacionais e em início de carreira. Cruel, eu sei. Acho que em toda área as pessoas penam no início; te exigem um nome e uma experiência ainda não conquistados, mas, ao mesmo tempo, ninguém te dá a oportunidade de acumulá-los. Com a literatura, as coisas não são muito diferentes.

Não quero dar lição de moral, longe disso – eu mesma confesso já ter visto com certo preconceito um ou outro livro/autor nacional de que nunca tinha ouvido falar. E às vezes demora para a gente apertar o gatilho e pensar “Mas para ter uma opinião, seja ela boa ou ruim, eu preciso conhecer o livro, ler o autor, e só então vou saber”. Se eu, que amo conhecer coisas novas, às vezes dou aquela travada perante o desconhecido, imagina quem é um pouquinho mais engessado e não quer nem olhar na cara do que é novo? Pois é.


Parceiros